A SECOM, sob a direção de Rosangela aparecida da Silva, tenta empurrar na goela dos Rondonienses uma narrativa mentirosa, com a finalidade de vender que a saúde de Rondônia é uma das melhores do Brasil, narrativa essa desmontada pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia
Enquanto o governador Marcos Rocha, ataca seu vice governador Sergio Gonçalves, que por sua vez ataca o governador, e ataca também o chefe da Casa Civil Elias Resende, que por sua vez ataca o vice governador , numa verdadeira briga de foice no escuro, a Saúde de Rondônia esta na Uti e pede socorro, sem falar que Marcos Rocha se escondeu mais uma vez Atras da Assembleia legislativa ao dizer que Sergio Gonçalves foi na ALE conspirar contra seu mandato;
Técnicos do Tribunal de Contas em fiscalização nos Hospitais públicos gerenciados pelo Governo do Estado, encontraram um verdadeiro caos no setor de Saúde na Capital, jogando por terra noticias plantadas nas mídias pela SECOM que esta tudo as mil Maravilhas.
As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais públicos gerenciados pelo Governo do Estado.
As equipes de auditoria do TCE-RO vistoriaram o Pronto-Socorro João Paulo II, o Hospital de Base Ary Pinheiro, o Hospital Infantil Cosme e Damião e o Cemetron, referência em doenças infectocontagiosas.
Na ação, foram entrevistados profissionais de saúde, assim como coletadas evidências (registros fotográficos, análise de documentos), a fim de apontar as falhas detectadas na fiscalização, especialmente quanto à estrutura, recursos humanos, equipamentos, insumos e medicamentos.
Os gestores estaduais já foram notificados neste domingo mesmo sobre os principais problemas verificados pelo Tribunal de Contas.
A fiscalização deste domingo feita pelo Tribunal de Contas contemplou os hospitais da rede pública do Estado
O trabalho busca aprimorar o atendimento à população e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
JOÃO PAULO II: SUPERLOTAÇÃO E APARELHO DE RAIO-X PARADO
No João Paulo II, a fiscalização do Tribunal de Contas revelou deficiências, como o aparelho de raio-X, que continua parado. Na sexta-feira (11/7), a equipe do TCE já havia notificado a gestão do hospital a respeito do equipamento, fundamental para o trabalho realizado na unidade.
Equipe do TCE registra aparelho de raio-X parado no Hospital João Paulo II
Também apresentam defeitos equipamentos como ventiladores mecânicos e tomógrafo.
Foi constatada superlotação, com uso de corredores como área de internação. Problemas ainda quanto à infraestrutura, que está deteriorada, com infiltrações, banheiros em estado crítico e mobiliários improvisados.
Melhoria das condições de trabalho para os profissionais de saúde é um dos objetivos da ação do TCE-RO
Outro problema é a limpeza: são usados panos coletivos para higienização das mãos e faltam insumos de higiene.
PROBLEMAS NO HOSPITAL INFANTIL COSME E DAMIÃO
No Hospital Infantil Cosme e Damião, o TCE identificou ausências de servidores em plantão, equipamentos essenciais parados por falta de manutenção e falhas graves de infraestrutura.
O problema dos aparelhos de ar-condicionado – já apontado em fiscalizações anteriores e reiterado à Secretaria de Estado da Saúde – permanece sem solução. Outro problema é a superlotação.
Como ponto positivo, a limpeza geral da unidade e o empenho das equipes de enfermagem e manutenção.
QUANTITATIVO INSUFICIENTE DE PROFISSIONAIS PARA ATENDIMENTO NO HB
A inspeção realizada no Hospital de Base Ary Pinheiro constatou quantitativo insuficiente de profissionais para atender a população.
No Centro de Obstetrícia, por exemplo, o sistema de classificação de risco de pacientes não funcionava devido à carência de pessoal, resultando em pacientes, inclusive em trabalho de parto, aguardando nos corredores. A UTI Neonatal também opera com equipe reduzida.
Há, ainda, problemas estruturais como vazamentos, ausência de sala de recuperação pós-anestésica e instalações sanitárias inadequadas. Faltam insumos básicos e medicamentos, como seringas, luvas, e até gaze e termômetro.
NO CEMETRON, QUEDA DE ENERGIA FREQUENTE
No Hospital Cemetron, há apenas um aparelho de gasometria para uso, e o equipamento de bioquímica apresenta falhas constantes. Há equipamentos que ficam em corredores e áreas externas, expostos à ação do tempo.
Outro problema: quedas frequentes de energia elétrica na unidade. Há déficit de reagentes laboratoriais e ausência de sala para raio-X.
O abrigo de resíduos é utilizado como depósito de materiais, e os resíduos comuns estão expostos a céu aberto.
Profissionais da saúde foram ouvidos pela equipe de fiscalização do Tribunal de Contas
GESTÃO ESTADUAL DEVE ADOTAR MEDIDAS IMEDIATAS
As fiscalizações reforçam a necessidade de medidas urgentes por parte da gestão estadual para garantir a segurança assistencial, o cumprimento dos protocolos de atendimento à população e a integridade da infraestrutura hospitalar.
Uso da tecnologia nas fiscalizações busca otimizar o trabalho do Tribunal de Contas
Os resultados das vistorias vão subsidiar os encaminhamentos do Tribunal de Contas, dentro de sua missão institucional de controle e indução à melhoria das políticas públicas.
POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ELOGIAM FISCALIZAÇÕES
De uma forma geral, os pacientes e os profissionais de saúde destacaram os benefícios trazidos pelas fiscalizações, realizadas de modo permanente, pelo Tribunal de Contas.
A enfermeira Íris Regina considera a atuação do TCE importante: “Trabalho necessário
“O trabalho tem de existir, é importante e traz benefícios. O problema é que as demandas são muito grandes”, ressaltou a enfermeira Íris Regina.
Já o auxiliar de serviços diversos Arivaldo Teixeira citou o maior beneficiado pela ação do TCE. “É um trabalho bom para a sociedade”.
Arivaldo Teixeira diz que a sociedade é a grande beneficiada com o trabalho do TCE
A técnica de enfermagem Janaina Rodrigues estava com o pai sendo atendido no Pronto-Socorro João Paulo II e reclamou da estrutura. “Por isso é importante o TCE vir. É onde está a esperança para todos”, disse.
Janaína Rodrigues acompanhou o pai em atendimento no João Paulo e destacou a importância das fiscalizações do Tribunal de Contas
Ao ver a mãe ser atendida com rapidez no hospital, o motorista Lucivaldo da Costa elogiou as fiscalizações. “A gente fica feliz de ver o TCE fazendo a fiscalização”.
COM INFORMAÇÕES TRIBUNAL DE CONTAS
Veja o Link
FONTE: FOLHA RONDONIENSE


























Add Comment