Teia Digital

Três em cada dez brasileiros não pagaram integralmente o cartão de crédito em dezembro – Por Sílvio Persivo

 

E como vou ter certeza disto? “A vida lhe dará qualquer experiência que seja mais útil para a evolução da sua consciência” (Eckhart Tolle).

 

BANCO DO POVO É INAUGURADO EM CAMPO NOVO

O Banco do Povo, que está  presente em 36 cidades do estado, mas, chega aos 52 municípios por meio de agências móveis e itinerantes proporcionando linhas de crédito especial, rápida, fácil e sem burocracia. Na última sexta-feira (2) ocorreu a inauguração da agência de Campo Novo de Rondônia. Na inauguração, o governador Confúcio Moura entregou  aos primeiros clientes cheques de R$ 5 mil. O presidente do Fundo de Apoio ao Empreendimento Popular de Ariquemes (Faepar), Arnaldo Campos, destacou que o Banco do Povo dá oportunidade àquelas pessoas que não tinham condições de conseguir o crédito no banco convencional, e que a missão e objetivo  é gerar emprego e renda, facilitando com crédito rápido, fácil e sem burocracia para os microempreendedores dos mais variados seguimentos no campo e na cidade, fortalecendo a economia do município. “Desde a implantação, já operacionalizamos mais de R$ 40 milhões e geramos mais de 6 mil empregos diretos e indiretos”, informou.

 

JUSTIÇA INICIA ATIVIDADES DE 2018

O Tribunal de Justiça de Rondônia fez, nesta segunda-feira (05), a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2018, às 8h30min, no plenário do Edifício-sede do TJRO, em Porto Velho. A solenidade marcou o início oficial das atividades da Justiça de Rondônia e foi transmitida ao vivo por meio do canal TJRO Notícias no YouTube, que pode ser acessado na página frontal do portal do Poder Judiciário de Rondônia, no TJRO Play. A sessão solene conduzida pelo desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior foi muito prestigiada por representantes de outros Poderes e órgãos ligados ao Judiciário, como o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e o público em geral.

 

SESI 360º INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO 

Na quinta-feira (01), foi iniciado o ano letivo em todas as escolas de educação básica do sistema Fiero, sendo adotado o novo conceito –  SESI 360º inovação em educação, cuja preparação das equipes pedagógicas teve início com o lançamento da campanha Sesi 360°, em novembro de 2017. Tendo seus conceitos disseminados e aprofundados durante o encontro pedagógico que ocorreu no período de 22 a 31 de janeiro do ano corrente. Os gestores das escolas afirmam que a preparação prévia é fundamental para todos os professores, pois, assim iniciam o ano trabalhando com propriedade a nova metodologia. No primeiro dia do ano letivo, os alunos foram recebidos nas escolas pelas equipes pedagógicas com muita alegria e momentos de descontração e brincadeiras.

 

TRÊS EM  CADA DEZ BRASILEIROS NÃO PAGARAM INTEGRALMENTE O CARTÃO DE CRÉDITO EM DEZEMBRO

Os dados do Indicador de Uso do Crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelam que em cada 10 usuários de cartões de crédito, três (28%) não pagaram a fatura integral no último mês de dezembro, sendo que 15% entraram no crédito rotativo. Os entrevistados que pagaram a fatura cheia somam 68% da amostra e 3% não quiseram responder. Os juros cobrados pelos bancos quando o cliente não paga o valor integral da fatura do cartão de crédito são altos e chegam a 335% ao ano, em média, segundo dados oficiais do Banco Central. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “As taxas do rotativo superam em mais de 10 vezes as taxas médias de um crédito consignado. Pelas novas regras do cartão, o consumidor pode ficar no máximo um mês no rotativo. Depois disto, o saldo é parcelado a uma taxa de juros menor. Mesmo assim, os juros continuam altos, de modo que o consumidor não deve contar com o pagamento de um valor abaixo do integral. Ainda que seja possível, isso custa caro, inclusive com o parcelamento”.  Pelo estudo do último mês de dezembro, 46% dos brasileiros recorreram a alguma modalidade de crédito, sendo que o cartão de crédito foi o mais comum, com 37% de menções. Em seguida, aparecem o crediário ou carnê, com 17% de utilização, cheque especial (9%), empréstimos (9%) e financiamentos (8%). Os que não se utilizaram de nenhuma modalidade somam 54% dos consumidores.

 

FALTA POLÍTICA INDUSTRIAL

A demanda nacional por produtos químicos de uso industrial, medida pelo consumo aparente nacional (CAN), segundo a Abiquim-Associação Brasileira das Indústrias Químicas, encerrou 2017 com um crescimento de 6% sobre o ano anterior. A produção local teve alta de 1,85% no ano passado com destaque para o resultado específico dos últimos três meses do ano, em que a variável cresceu expressivos 5,78% sobre igual período do ano anterior, registrando o melhor quarto trimestre dos últimos dez anos. Mas, o mercado nacional vem sendo ocupado cada vez mais pelos produtos importados, que em 2017 tiveram alta de 21,1% sobre 2016 e passaram a representar 38% de toda a demanda nacional por produtos químicos, recorde desde 1990. Já as exportações tiveram um leve recuo e fecharam o ano com uma queda de -0,03% em igual período de temo. O aumento da presença dos produtos importados também afetou o uso da capacidade instalada que ficou em 79% em 2017, um ponto abaixo do patamar de 2016. Para o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, “A retomada da economia é positiva, mas a realidade é que o Brasil ainda é um dos países que menos crescem no mundo, com uma expectativa de crescimento do PIB de 2017 em 1,1%, segundo dados do Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas”. O executivo ainda explica que o Brasil tem todas as ferramentas para crescer, pois, além de empresas internacionalizadas, “O País ainda é rico em matéria-prima, biodiversidade, tem alto potencial para geração de energia limpa e será autossuficiente na produção de gás natural já em 2022. Estamos deixando de aproveitar a oportunidade de trabalhar em uma política industrial que agregue valor a nossa indústria e gere mais empregos de qualidade à população”.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO

Professor Economista

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress