Corinthians termina primeira fase do Paulista na ponta, e GloboEsporte.com traz balanço do novo elenco de Tite. Fagner e Felipe são os maiores destaques em 2016
A primeira fase do Campeonato Paulista serviu para o técnico Tite acelerar a reconstrução do Corinthians e colher os primeiros bons resultados com o novo time. Líder geral da fase de classificação, com 35 pontos, o Timão inicia a fase decisiva do primeiro semestre de 2016 com uma boa amostra de partidas para avaliar seu elenco.
O Corinthians terminou a fase inicial do Paulistão com a melhor defesa (oito gols sofridos) e o segundo melhor ataque (26 gols). Tite usou elenco praticamente completo no torneio, que permite apenas 28 inscritos. Em 15 jogos, porém, ele teve amostragem suficiente para saber quem está bem e quem precisa melhorar antes das decisões.
A série começa no próximo fim de semana contra o RB Brasil, na Arena Corinthians, e pode se estender nas fases finais do Campeonato Paulista e nas oitavas da Taça Libertadores. Para se garantir na próxima etapa da competição internacional, basta vencer o Cobresal, em casa.
Apesar do elenco recheado, é preciso lembrar que o Corinthians continua no mercado e busca, principalmente, um meia e um atacante. Coincidência ou não, nomes como Guilherme e André são os que ainda estão devendo na temporada.
Confira abaixo o panorama do elenco corintiano em 2016:
EM ALTA
Coincidência ou não, a defesa tem sido o ponto de menor preocupação no Corinthians desde o início do ano. Nem mesmo a saída de Gil para o Shandong Luneng, da China, abalou o setor, que tem agora um novo líder em Felipe e um candidato à seleção brasileira em Fagner. O lateral-direito fez dois gols contra o Novorizontino, domingo passado, e coroou os primeiros meses de 2016, em que já vinha sendo elogiado e tratado como melhor jogador do time. Felipe, por sua vez, virou xerife da zaga e conseguiu até uma convocação para a Seleção de Dunga.
SUBINDO
A boa notícia para Tite é que uma série de jogadores está em ascensão na hora certa. Perto de assinar novo contrato, válido por mais três anos, o atacante Lucca tem rendido bem pelo lado esquerdo do ataque, com gols e muita confiança. Elias voltou recentemente de lesão, fez gol e já mostrou o porquê é tão importante no esquema tático de Tite. Na sua ausência, Maycon eRodriguinho suportaram a pressão e jogaram bem em diferentes momentos. No banco de reservas, Romero é o artilheiro alvinegro na temporada, com sete gols, enquanto outro paraguaio, o zagueiro Balbuena, tem atuado bem sempre que necessário.
NA MÉDIA
Nesta categoria entram titulares que não têm comprometido e um reserva muito utilizado por Tite. O goleiro Cássio alternou grandes defesas com falhas cruciais, principalmente na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, mas segue com a confiança do técnico. Yago se firmou mesmo com a disputa intensa promovida por Balbuena. Uendel e Bruno Henrique têm sido questionados, mas hoje não possuem reservas no mesmo nível técnico. Giovanni Augusto, talvez o reforço que se adaptou mais rapidamente, sabe que pode render mais. Vindo do banco, Danilo conserva sua idolatria em campo com boas atuações.
DESCENDO
Dois dos reforços mais badalados para o ataque continuam devendo, por motivos diferentes. O meiaGuilherme tenta se adaptar a uma nova função, mais participativa, tentando reproduzir o que Renato Augusto fazia no ano passado. Acostumado a jogar mais avançado, ele tem, aos poucos, entendido a função. Mais à frente, André sofre com a seca de gols: apenas dois em 14 jogos pelo Timão. Muito cobrado, ele começa a conviver com especulações sobre a contratação de um novo concorrente para seu setor.
EM BAIXA
Contratado para ser reserva imediato (ou até titular) da zaga corintiana, Vilson perdeu espaço com a boa fase de Yago e a chegada de Balbuena. No meio-campo, Cristian está inscrito na Libertadores e ficou com a última vaga entre os 28 do Paulista, mas raramente é utilizado e continua na lista de negociáveis. No ataque, Luciano voltou de lesão, mas não conseguiu aproveitar a má fase de André para se garantir no time. Ele ainda não fez gols no ano.
Fonte: globoesporte
Add Comment