Uma arte complicada. “A arte de viver consiste em saber qual é o impulso que devemos obedecer e qual somos forçados a obedecer” (Sidney J. Harris).
UNIR ABRE SELEÇÃO DE 100 VAGAS PARA ECONOMIA
A Fundação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo Discente (CPPSD), torna público o Processo Seletivo Discente/UNIR 2016 para selecionar candidatos ao preenchimento de duas turmas para o curso de graduação presencial de Ciências Econômicas para ingresso no 2º semestre letivo de 2016.
As inscrições para o Processo Seletivo Especial – Ciências Econômicas estarão abertas no período de 3 a 7 de junho de 2016 e ocorrerão por meio de formulário eletrônico exclusivamente via internet no sítio da UNIR:http://www.processoseletivo.unir.br/index.php?pag=concursos&id_tipo=2. Poderão participar do Processo Seletivo Especial – Ciências Econômicas todos os interessados que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2015, que concluíram o ensino médio até a data para matrícula, conforme o Anexo XI – Cronograma. A UNIR oferta, portanto, Aditamento, 100 vagas em duas turmas, com 50 vagas cada turma, para o curso de Ciências Econômicas para 2º semestre letivo de 2016.
RONDÔNIA TEM 2ª MAIOR ÁREA PLANTADA DE CONILON
O 2º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a Safra de 2016 revela que o Estado do Espírito Santo ocupa a primeira colocação com a maior área plantada do Café Conilon no Brasil, Rondônia aparece em segundo lugar e a Bahia em terceiro lugar. Segundo a Conab, Rondônia possui 94,6 mil hectares de café conilon plantado. O café conilon, que representa 19% do total nacional, tem uma produção estimada em 9,4 milhões de sacas, com uma queda de 16% frente à safra 2015 (11 milhões de sacas).
LANÇAMENTO SIMULTÂNEO DE DUAS OBRAS DE DIREITO
Anunciado que duas obras do universo Jurídico e do Direito serão lançadas simultaneamente em Porto Velho, no dia 17 de junho, em noite de autógrafos, na casa de eventos Maison Madeira. De autoria dos advogados Hélio Viera e Zênia Cernov, o livro “Estatuto, Regulamento e Código de Ética da OAB – Interpretados” traz interpretações hermenêuticas sobre as recentes atualizações destes regramentos da atividade advocatícia. Com o título “A Trajetória da Advocacia em Rondônia”, a segunda obra a ser lançada tem viés histórico e retrata a luta de pioneiros advogados na defesa da cidadania nestas paragens do poente e o esforço para a instalação de uma seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, quando Rondônia ainda era território federal. A luta desses pioneiros valeu a pena: Rondônia foi o único território federal a ganhar uma seccional da entidade máxima da advocacia brasileira. Idealizado e escrito pelo jornalista Carlos Araújo em parceira com o historiador e pesquisador regional Francisco Matias e o advogado Hélio Viera, após anos de pesquisas e entrevistas, “A trajetória da advocacia em Rondônia” está estruturada em oito capítulos e contextualiza historicamente personalidades ligadas à advocacia no estado. Com estilo objetivo e direto, o livro ganha status de o mais completo compêndio sobre o tema.
ABERTA A 5ª RONDÔNIA RURAL SHOW
Teve início ontem, quarta-feira (25) a 5ª edição do Rondônia Rural Show, a feira do agronegócio que acontece em Ji-Paraná. A abertura, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, foi feite o hasteamento das bandeiras e a cerimônia de abertura oficial. Houve ainda o lançamento de um selo alusivo ao evento. Este ano houve um recorde de visitantes internacionais com delegações da Bolívia, do Peru e embaixadores, diplomatas e representantes da Polônia, Haiti, Zimbabwe e Costa do Marfim.
PRÉDIO DO RELÓGIO SERÁ REFORMADO
O Prédio do Relógio, edifício que já foi centro administrativo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), segundo anunciado pelo Superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar, será reformado, inclusive já tendo acertado os detalhes da obra com a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia (IPHAN-RO). Olivar informou que a reforma será simples, tendo em vista que o prédio é um Patrimônio Nacional e não pode receber grandes intervenções, porém, a manutenção será suficiente para dar um novo visual e permitir mais comodidade aos turistas e funcionários da Setur que trabalham no local.
AFRICANNER
Recebi e agradeço o convite do especialista em comércio exterior Altair Lima, autor do livro “Logística Internacional”, para visitar o seu o blog Africanner (http://www.africanner.com/), que trata de questões relativas aos países africanos e de suas relações com o resto do mundo. O blog, que se autointitula “Um site que ‘fala’ da África” é, de fato, uma fonte muito boa de informações.
A EVIDÊNCIA DA FALTA DE UMA REFORMA TRABALHISTA
Com a crise econômica, segundo levantamento do jornal O Estado de São Paulo, em sua edição de 10 de maio, na reportagem dos jornalistas Daniel Weterman e Felipe Neris, há uma expectativa de crescimento de reclamações trabalhistas para este ano de 13% em relação ao ano de 2015 (2,66 milhões de ações recebidas). Uma grande parte deste aumento se deve ao desemprego jamais visto neste País (11,1 milhões de desempregados) gerado pelo descalabro da gestão Dilma Roussef. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, afirmou que “O melhor caminho é a negociação e não bater às portas da Justiça”, recomendando acordos extrajudiciais, porém, esses se tornam muito mais difíceis dentro da visão vigente que os empregados, muitas vezes, insuflados por interesses pouco realistas, tentam tirar o máximo de recursos para se manter sem renda. A grande realidade é que a falta de uma reforma trabalhista mais do que nunca está se fazendo sentir para adequar o mercado de trabalho à realidade do mercado.
Add Comment