É preciso quebrar as nozes. “Os homens são como nozes. Só revelam o seu melhor quando esmagados” (Bernanos).
JUSTIÇA EXTINGUE AÇÃO CONTRA MOBILIDADE URBANA
A pedido do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Inês Moreira da Costa, suspendeu a ação civil pública interposta contra a prefeitura de Porto Velho que impedia a implantação do Projeto de Mobilidade Urbana (Promurb). O MP alegou que o Município não havia realizado audiências para discutir o projeto com a população. A prefeitura não apenas contestou, mas também apresentou estudos de viabilidade com detalhes técnicos. Bem, agora, formalmente, não existe mais empecilhos para implantar o projeto de mobilidade. Vamos ver o que acontece.
SOBE O NÍVEL DO MADEIRA
O rio Madeira, na última sexta, alcançou os 14,61metros, confirmando as previsões divulgadas pela própria Defesa Civil, a qual afirma que, mesmo ainda longe de causar problemas, monitora seu comportamento para evitar surpresas. Mas, as previsões são de que não se deve um aumento muito maior do nível, embora vá se aproximar ainda mais da cota de transbordamento (15,5 metros).
AGORA ESTAMOS TAMBÉM NA FOLHA RONDONIENSE
A nossa coluna, desde 02 de março último, passou a ser veiculada também pela Folha Rondoniense (https://folharondoniense.com/), o mundo a um click. Estamos, portanto, agora muito mais acessíveis, além do nosso Alto Madeira, ganhamos um novo espaço digital que agradecemos, com carinho, ao nosso querido amigo e jornalista Gomes Oliveira. Evóe, Gomes, é um prazer estar na sua companhia e de seus colaboradores.
SEMÁFOROS LENTOS
Continuo recebendo uma enxurrada de reclamações contra o tempo em que são programados os novos semáforos de Porto Velho. Segundo muitos motoristas é um exagero esperar 90 segundos por um mudança de sinal. Não sei avaliar, mas, que estão reclamando estão e-dizem- que atrapalha mais do que ajuda o trânsito.
DISCURSO GASTO
Lula, depois de seu depoimento forçado, voltou a usar o velho (e poeirento) discurso de que, apesar do partido dele estar no poder a 14 anos e estar envolvido no aconchego de banqueiros e empreiteiros, que a elite não o engole. O problema é que os indícios contra ele são fortes e “os pedalinhos” ou o barco são somente o simbolismo de que não soube separar o público do privado. Ele não responde diretamente a nada. Só tenta dizer que é perseguido por ter ajudado aos pobres e ter origem pobre. É um discurso pobre também que só encontra eco na militância e irrita ainda mais os opositores.
BIOCEÂNICA DEVE SER MISTA
O senador Valdir Raupp, em entrevista sobre a Ferrovia Bioceânica, obra orçada em 10 bilhões de dólares, com previsão de 4 mil quilômetros de extensão apenas em solo brasileiro, defendeu a tese de que, “a exemplo da grande maioria das ferrovias mundo afora, deveria ser mista”(transportando não apenas cargas, mas também passageiros). A ferrovia promete interligar os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre aos portos do Peru e, de lá, aos da China. O governo asiático tem grande interesse na construção, pois ,possibilitaria o escoamento dos produtos agrícolas brasileiros aos portos do Pacífico. A ferrovia é uma obra gigantesca.
CAI PARTICIPAÇÃO DO COMÉRCIO NO PIB EM 2015
O comércio teve o segundo pior desempenho no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. Segundo os dados do IBGE, o comércio registrou uma queda de -8,9% no ano passado, ficando atrás apenas da indústria de transformação, que registrou -9,7% em sua atividade. O economista da CNC, Fabio Bentes, afirmou que “As adversidades inéditas enfrentadas pelo setor em 2015 já haviam sido sinalizadas através das quedas recordes nas vendas, no nível de ocupação no setor, além do fechamento inédito de 95 mil pontos de vendas”. A atividade comercial registrou, ainda, seu pior desempenho anual desde o início da contabilidade nacional, em 1948. Com este resultado, o comércio passou a responder por 10,5% do PIB, a menor participação desde 2008 (10,4%).
Add Comment