Teia Digital

Suframa em mostra de projetos promove a produção de Pirarucu – Por Silvio Persivo

Umas boas raquetadas sempre valem a pena. “A conversa é o jogo de raquete das palavras e das ideias”(Guy De Maupassant). 

UNIR BUSCA DAR DESTINAÇÃO AO HOTEL ESCOLA DO IATA

A Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR, tem mantido entendimentos com a Secretaria de Estado de Educação, Seduc, para a cessão do imóvel construído no Iata, distrito de Guajará-Mirim, que, em princípio, foi destinado a ser um hotel escola. A reitora da UNIR, Marcele Pereira, que está no cargo há menos de um ano, explicou que a obra nunca chegou a ser entregue à universidade, ainda que tenha sido feita para uso da instituição. Formalmente, segundo a reitora, a obra não está sob a responsabilidade da UNIR, mas, desde que iniciou sua gestão tem procurado dar uma destinação as instalações, daí a parceria com a Seduc ser muito adequada.  Na tarde da últims sexta-feira, dia 30, uma reunião da reitora Marcele Pereira, do secretário de Estado de Educação, SummyVivecananda, do procurador federal Raphael Bevilacqua, e de Antônio Nogueira, superintendente estadual da SPU, foram feitos os encaminhamentos necessários para que a cessão o imóvel seja concretizada. Afirmou a reitora que “Nosso interesse é garantir que a população de Rondônia seja de fato beneficiada com a estrutura existente, e todos os envolvidos estão de fato empenhados para que isso aconteça. Trata-se de tratar o patrimônio público com respeito”.

DOSES DE VACINAS APLICADAS CONTRA A COVID-19 EM RONDÔNIA ULTRAPASSA 1 MILHÃO

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) informando que o  Estado ultrapassou 1 milhão de doses aplicadas contra o covid-19. Até o dia 3 de agosto já foram aplicadas 1.009.115 vacinas, considerando a 1°dose (747.923) e 2º a dose (261.192). Rondônia  conta com os quatro tipos de vacina da doença: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen (Dose única).

O avanço na imunização dos rondonienses é uma ótima notícia na medidas em que diminui a sua incidência e já se vislumbra a volta à normalidade. 

VACINAÇÃO EM PORTO  VELHO COMEÇA PARA QUEM TEM 23 ANOS

Começa nesta quinta-feira (5), segundo a Prefeitura de Porto Velho, a vacinação contra a Covid-19  de pessoas com idade a partir de 23 anos. A vacinação de 1ª dose é feita na Faculdade Fimca mediante cadastro no aplicativo SASI. Quem for se vacinar deve apresentar documento pessoal com foto, CPF e cartão do SUS. O atendimento está sendo realizado das 9h às 16h. O prefeito Hildon Chaves pediu para que as idades superiores, que ainda não se vacinaram, também compareçam para receber a vacina.

IBGE PROPÕE DELIMITAÇÃO DE DISTRITO DE COSTA MARQUES

Os chefes da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Rondônia participaram de audiência pública que debateu a delimitação formal do distrito de São Domingos do Guaporé, área do município de Costa Marques. A sugestão do IBGE respeita a Constituição Federal quanto ao fato do distrito a ser criado não ser maior que o distrito sede e respeita a formação social do local. O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia explicou que o distrito existe de fato, mas que, com a lei que criou o município de São Francisco do Guaporé, a lei que delimitava São Domingos do Guaporé perdeu o efeito e desde então o IBGE não reconhece a área como distrito, daí a necessidade da formalização ser proposta pelo Poder Executivo por meio de projeto enviado ao Poder Legislativo municipal. Depois da aprovação na Casa Lei, o IBGE é informado e gera um geocódigo, que identifica o local. Segundo a vereadora de Costa Marques Professora Lu (PSD), proponente da audiência pública, que com isto se busca atender algo que a população clama. Também disse que a localidade tem se expandindo e que, por isto, a formalização do distrito é necessária. Além do prefeito Vagner Miranda (Republicanos), o Mirandão, na audiência pública compareceram pessoas de São Domingos do Guaporé, autoridades locais, como o vice-prefeito, Cláudio Xavier Custódio e os vereadores Juliane Duarte, Professor Agemiro, Dr. Mohamed e Edinei Legal. Nota com informações da Amabile Casarin, responsável pela comunicação do IBGE estadual. 

SUFRAMA EM MOSTRA DE PROJETOS PROMOVE A PRODUÇÃO DE PIRARUCU 

A Suframa organizou, e promoveu, nesta quarta-feira (04), via plataforma on-line, a “1ª Mostra de Integração de Projetos Inovadores para Produção Regional” com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de produtos amazônicos de alto valor agregado. No evento foram discutidos projetos para o aprimoramento da cadeia produtiva do pirarucu com representantes de instituições de pesquisa e potenciais investidores. Entre as propriedades destacadas do peixe amazônico, estão: carne magra, nutritiva e sem espinhas intramusculares; couro como matéria-prima para bolsas e calçados; e carcaça que pode ser transformada em colágeno para diversas aplicações na área da saúde. No evento, os pesquisadores Ligia Uribe, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Jucilene Cavali, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e Jackson Pantoja, do campus de Presidente Figueiredo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) apresentaram projetos de solução para os principais gargalos da cadeia produtiva do pirarucu, como a oferta de rações úmidas e com matéria-prima regional (caroço de açaí, por exemplo) para a engorda dos alevinos, rastreabilidade de toda a cadeia para um selo aferidor de boas e sustentáveis práticas de produção, bem como a implantação de um sistema de minimização de custos do cultivo intensivo (em cativeiro). Os pesquisadores destacaram, ainda, elevadas perspectivas de crescimento no mercado internacional.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress