Evento determina confrontos da repescagem europeia, colocando times tradicionais frente à frente. Irlanda do Norte pegará a Suíça, Croácia enfrentará a Grécia, e Dinamarca duelará com a Irlanda
Fifa definiu nesta terça-feira os duelos que apontarão as quatro últimas seleções europeias classificadas para a Copa do Mundo de 2018. Um sorteio realizado na sede da entidade, em Zurique, determinou que a tetracampeã mundial Itália enfrentará a Suécia, finalista em 1958, na disputa por uma vaga no Mundial do ano que vem, na Rússia.
O evento – que teve como anfitriões a apresentadora mexicana Vanessa Huppenkothen e o ex-jogador da seleção espanhola Fernando Hierro – também determinou os outros três confrontos: Irlanda do Norte x Suíça; Croácia x Grécia; e Dinamarca x Irlanda. Italianos, suíços, gregos e irlandeses disputarão a segunda partida em casa – o que também foi definido no sorteio, já que as bolinhas de tais seleções foram retirada de um pote intermediário por último.
European #WCQ play-offs@NorthernIreland ? @SFV_ASF??
??@HNS_CFF ? @EthnikiOmada ??
??@DBUfodbold ?@FAIreland ??
??Sweden?@azzurri ?? pic.twitter.com/7pDzPTnIPT— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) 17 de outubro de 2017
Os oito participantes da repescagem europeia foram divididos em dois potes com quatro equipes cada, antes do sorteio desta terça. A separação foi feita com base no ranking mundial da Fifa divulgado na última segunda-feira os quatro times em melhores psoições (Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia) ficaram no pote 1, e o restante, no 2 (Suécia, Irlanda do Norte, Grécia e Irlanda).
Os quatro times que triunfarem na repescagem europeia se juntarão às outras 10 seleções do Velho Continente já classificadas para o Mundial. No total, 23 times têm vaga assegurada na Copa do Mundo. Dois postos serão definidos com a repescagem mundial, definida com Austrália x Honduras e Nova Zelândia x Peru. As três posições restantes sairão das eliminatórias africanas. Tunísia, Marrocos e Senegal são líderes de seus grupos e precisam apenas de um empate para carimbarem o passaporte, mas a República Democrática do Congo, Costa do Marfim, África do Sul, Burkina Faso e Cabo Verde ainda sonham – essas últimas três na mesma chave.
Os times classificados para a Copa do Mundo de 2018:
- Europa (faltam quatro vagas): Rússia (anfitriã), Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal e Sérvia;
- América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai;
- África (faltam três vagas): Egito e Nigéria
- Américas Central e do Norte: Costa Rica, México e Panamá;
- Ásia: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão;
- *Duas vagas sairão da repescagem mundial: Peru x Nova Zelândia e Honduras x Austrália.
Possível divisão dos potes
Os cabeças de chave da Copa do Mundo estão definidos, sendo confirmados com o ranking mundial da Fifa, divulgado na última segunda. Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França e a anfitriã Rússia estão confirmados no pote 1 do Mundial.
Fonte: Globo Esporte
Add Comment