Viver é lutar. “Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você encara é que faz a diferença” (Benjamin Franklin).
TAMBAQUI DE RONDÔNIA NA ANUFOOD
Na Anufood, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do país, no Anhembi em São Paulo, de 11 a 13 de abril, os visitantes puderam apreciar todo o sabor do peixe nativo mais consumido do país, o tambaqui, que teve uma degustação organizada pela Acripar, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado. A apresentação foi feita no estande da Invest Rondônia, coordenadoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sedec, responsável pela promoção de produtos locais para exportação. Além do peixe rondoniense, o espaço mostrou ainda produtos como café, açaí e castanha. A busca por novos mercados para o tambaqui de Rondônia é um esforço do Sebrae com a Acripar, que procuram, em conjunto, consolidar a piscicultura estadual.
LANÇADO “ROBUSTAS AMAZÔNICOS-OS CAFEEIROS CULTIVADOS EM RONDÔNIA”
No evento de início da colheita do café, no rancho Gratidão, em Alta Floresta d’Oeste, a Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, participou do lançamento do livro “Robustas Amazônicos- os cafeeiros cultivados em Rondônia”, a obra é fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Rondônia e o Governo do Estado. O livro conta a história dos clones de café que se tornaram referência na cafeicultura de Rondônia e dos demais estados produtores de café da Amazônia. A obra foi escrita por dez autores que apresentam informações sobre a origem, disseminação e as principais características dos clones selecionados pelos agricultores de Rondônia e das cultivares desenvolvidas pela Embrapa.
GIRO EMPREENDEDOR ESTIMULA COMÉRCIO DE PEQUENOS EMPREENDEDORES
Mais uma edição do Giro Empreendedor aconteceu na capital durante o final de semana, em diferentes pontos da cidade. Criado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) para valorizar o comércio e contribuir para a geração de renda de pequenos empreendedores, o projeto reuniu cerca de 40 expositores. A programação contou com a exposição e venda de produtos no Espaço Alternativo, Mercado Cultural, Parque da Cidade e Parque Natural. Entre os itens comercializados estão artesanatos, roupas, bijuterias, plantas ornamentais e produtos alimentícios.
SOBE A PROJEÇÃO DE INFLAÇÃO E A DO PIB CAI
O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central sobre os principais indicadores no mercado financeiro, aponta que a projeção de inflação para 2023 subiu nesta semana, de 5,98% para 6,01%, a terceira alta seguida. Já projeção do IPCA de 2024 subiu de 4,14% para 4,18%, enquanto a de 2025 e a de 2026 permaneceram em 4,0%. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) a projeção de 2023 caiu de 0,91% para 0,90% enquanto a de 2024 recuou de 1,44% para 1,40%, a de 2025 encolheu de 1,76% para 1,72% e a de 2026 estacionou em 1,80%.
NO BRASIL DIRIGIR É MUITO DIFÍCIL
Um estudo da plataforma de cupons de desconto CupomValido.com.br, com dados da OCDE e Compare The Market, revela que a Rússia é o pior país do mundo para se dirigir. O país possui o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) entre todos os países. Além disso, o índice de mortalidade é um dos mais altos (12). Ao combinar estes três fatores, faz com que o país se torne o líder do ranking. Imagine quem vem depois? É o Brasil mesmo, principalmente pela qualidade ruim das estradas (3,1) e pelo mortalidade no trânsito (16,0 a cada 100.000 pessoas). Além disto, o alto nível de congestionamento (28%) e o alto custo de manutenção em relação à renda (26%), foram fatores relevantes que levaram o país para a segunda posição da lista. Em seguida no ranking dos piores países, estão: o México, a África do Sul e a Irlanda, respectivamente.
PREÇO É O PRINCIPALDETERMINANTE DE ESCOLHA DA FARMÁCIA
Fixado para o ano de 2023, o ajuste máximo de preços permitido para medicamentos será de 5,6%, segundo resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) de 30 de março. De acordo com a 6ª Pesquisa do Perfil de Compra dos Clientes das Farmácias, este aumento impactará em cheio os consumidores quando o assunto é compra em farmácias, sendo que a maioria dos entrevistados afirma priorizar os preços na hora de comprar um medicamento. A pesquisa, realizada pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), por meio do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec) em parceira com o Instituto de Economia da Unicamp, apontou o crescimento dos consumidores de 79,9% em 2022 para 82,13% em 2023, que consideram o preço como o principal pré-requisito para a escolha da farmácia.
ABNT ASSINA ACORDO DO MERCOSUL COM UNIÃO EUROPEIA
O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Mercosul de Normalização (AMN) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT , Mario William Esper, receberá nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de abril, na sede da entidade, em São Paulo, a Diretora do Comité Europeu de Normalização, Elena Santiago, na Assembleia Geral da AMN. Durante o encontro, os dirigentes irão assinar um acordo de cooperação que visa consolidar a normalização com as políticas externas. “Esse é o primeiro passo para fortalecer o Mercosul nos 28 países da comunidade Europeia e promover o desenvolvimento da normalização e de atividades relacionadas, para que não sejam criadas barreiras técnicas em seus comércios e produtos”, afirma Mario William. A AMN é o único organismo responsável pela gestão da normalização voluntária no âmbito do Mercosul.
AUTOR: SILVIO PÉRSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
Add Comment