Agronegócio

Sistema Faperon/Senar recebe consultora da CNA para fortalecer projeto ATeG +Exportação

O Sistema Faperon/Senar Rondônia está recebendo, ao longo desta semana, a consultora do projeto ATeG +Exportação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Daiane Rodrigues, em uma visita técnica estratégica. A iniciativa, que integra o programa Agro BR, fruto de uma parceria entre o Senar Nacional e a CNA, tem como foco o desenvolvimento e a internacionalização dos pequenos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

A consultora enfatizou a versatilidade do projeto, que pode ser aplicado tanto a produtores individuais quanto a pessoas jurídicas, cooperativas e agroindústrias. “Esses são os perfis que conseguimos atender. O que é interessante é que a metodologia e o trabalho desenvolvidos são os mesmos para todos os grupos, garantindo que todos possam se beneficiar da mesma forma, independentemente do seu porte ou estrutura”, afirmou.

O superintendente do Sistema Faperon/Senar, Elmerson Lira, destacou o momento oportuno da visita. “Estamos em plena execução de uma série de ações voltadas para o campo, e a chegada da consultora é extremamente oportuna para impulsionar os projetos que já estão em andamento. Esta parceria tem tudo para fortalecer as nossas iniciativas e gerar resultados de longo prazo para os produtores atendidos”, disse.

Ao ser questionada sobre a importância da exportação para os pequenos produtores de Rondônia, Daiane explicou: “Exportar não é apenas uma oportunidade, mas uma estratégia. Um dos principais fatores é a diversificação de mercado, que reduz a dependência do mercado interno. Além disso, ao receber em moeda estrangeira, o produtor tem a chance de aumentar seu faturamento. Isso sem contar a economia nos custos de produção, pois com o aumento de escala, os custos caem. No regime especial de exportação, há uma série de benefícios fiscais, incluindo a isenção de impostos, o que permite ao produtor aumentar ainda mais sua competitividade.”

Ela ressaltou que, após a capacitação, os produtores entram na fase de geração de negócios, que inclui a participação em feiras internacionais. “Todo o processo é acompanhado por profissionais qualificados e, o melhor de tudo, é que não há custo para o produtor atendido pela ATeG. A jornada é gratuita, oferecendo a chance de aumentar o faturamento e projetar seus produtos no mercado externo, aproveitando ao máximo as potencialidades de Rondônia”, concluiu.

A iniciativa ATeG +Exportação visa inserir os pequenos produtores no mercado internacional, fortalecendo a competitividade e promovendo a sustentabilidade das cadeias produtivas de Rondônia.

Confira a entrevista do superintende do Senar Rondônia, Elmerson Lira e a consultora do projeto ATeG +Exportação, Daiane Rodrigues:

FONTE: ASSESSORIA SENAR RONDÔNIA / FAPERON

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress