O Sistema Faperon/Senar promoveu, na última quarta-feira (16), um Dia de Campo voltado para a piscicultura em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Negro. Realizado no Sítio Santo Antônio, propriedade do produtor Adilson Pivoto Peruffo, o evento reuniu produtores, técnicos e representantes de diversas instituições para uma troca de conhecimentos e experiências.
O encontro, realizado na Linha C 30, Km 12, Gleba 60, Lote 08, contou com palestras técnicas que abordaram temas essenciais para o sucesso na criação de peixes. O engenheiro de pesca Henrique Sales abriu a programação com a palestra “Manejo Nutricional na Piscicultura”, oferecendo uma visão detalhada sobre a importância de uma alimentação balanceada para garantir a produtividade e a saúde dos peixes. Em seguida, a engenheira de pesca e técnica de campo Laressa Lopes conduziu a palestra “Sanidade na Piscicultura”, destacando práticas indispensáveis para manter a qualidade da água e a saúde dos animais.
A produtora Nilva Maran, uma das participantes do evento, expressou sua satisfação: “Foi um evento muito proveitoso, em 72 anos foi a primeira vez que eu assisti a esse tipo de palestras, muito significativa. Deu pra entender muito bem. Gostei muito”.
O evento destacou o compromisso do Sistema Faperon/Senar e seus parceiros em oferecer capacitação de qualidade, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade dos piscicultores locais. Por meio dessas iniciativas, o setor de piscicultura ganha força e contribui significativamente para a economia regional, mostrando que o trabalho conjunto entre produtores e instituições é o caminho para alcançar melhores resultados e mais oportunidades para todos.
O Dia de Campo foi idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Negro, por meio da presidente Poliana Mattos e do mobilizador Felipe Ricardo. Também estavam presentes no evento o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Novo de Rondônia, Edvaldo Silva Santos além do técnico de campo e engenheiro de pesca Diego Soares, que atende a propriedade onde ocorreu o evento. A supervisora Keila Caldas também marcou presença, juntamente com os colaboradores do Senar Rondônia, Alex Oliveira Lima e Júlio Gusman.
Durante o evento, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Negro e Cacaulândia, Polianna Mattos, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo sindicato em apoio aos produtores locais. “O nosso sindicato está aqui para apoiar cada um de vocês, oferecendo uma série de serviços, como a emissão de documentos essenciais para as atividades rurais, além dos cursos de capacitação que ajudam no desenvolvimento das nossas propriedades. Atualmente, temos diversos projetos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atuando no município, e para 2025 estamos preparando um novo projeto voltado à Sucessão Familiar na Propriedade Rural”, afirmou Polianna.
Além da presença de piscicultores, o Dia de Campo também contou com a participação de instituições importantes como Sebrae Ariquemes, ACRIPAR, SEAGRI, EMATER de Monte Negro, Ministério da Aquicultura, IFRO, FAEMA, ADM Nutrição animal, Bigsal, Marilia Nutrição Animal e Sicoob, todos comprometidos em fortalecer a piscicultura no estado de Rondônia.
Add Comment