Registrato mostra relacionamentos bancários, dívidas e operações de câmbio a consumidores e empresas
Contas abertas indevidamente e aquelas esquecidas por falta de movimentação podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça aos consumidores. Para ajudar a conhecer melhor seus relacionamentos financeiros, o BC (Banco Central) disponibiliza um sistema para consultar todas as contas abertas com o CPF/CNPJ dos brasileiros.
Para realizar o primeiro acesso no Registrato (Extrato do Registro de Informações no Banco Central), é necessário se cadastrar no sistema do BC. O credenciamento pode ser feito pelo celular, internet banking ou certificado digital. Atualmente, a validação presencial está suspensa devido à pandemia do novo coronavírus.
Após escolher a forma de acesso, a liberação ao sistema será dada a partir da criação de uma “frase de segurança” numérica, que precisará ser validada na instituição financeira escolhida na etapa inicial.
REPRODUÇÃO/BCB
Com o credenciamento confirmado no sistema eletrônico do banco, será necessário informar um e-mail pessoal e criar uma senha de acesso ao Registrato. Feito isso, já será possível avançar no sistema para conhecer a situação de suas contas bancárias.
REPRODUÇÃO/BC
Já dentro do sistema, basta selecionar a opção “Meus Relacionamentos Financeiros (CCS)” e criar um novo relatório. Nesse momento, o sistema vai indicar em poucos segundos todas as contas vinculadas a instituições financeiras já registras no nome do consumidor, com data de abertura e o eventual encerramento.
REPRODUÇÃO/BANCO CENTRAL
Além da consulta às contas bancárias, o Registrato também permite consultas as operações de crédito, empréstimos e financiamentos de valor superior a R$ 200, as operações de câmbio realizadas e também todas as chaves Pix já geradas pelo CPF/CNPJ.
Add Comment