Esporte

Servidor da SEDAM vai ficar 9 dias em Paris às custas dos cofres estaduais

Secretário executivo do órgão vai participar de evento na capital francesa. E você sabe o resultado prático dessa viagem, né?

Por decreto

O prefeito Mauro Nazif resolveu que vai dar gratificação por produtividade aos agentes de trânsito por decreto. Pois é…teremos uma verdadeira indústria de multas por toda a cidade, até porque o fim do ano está chegando e a turma vai querer engordar o cofrinho.

A última

E os fiscais resolveram retaliar a imprensa local que critica essa situação, usando a força para isso. O Estado (município, estado, União) não pode ir contra seus cidadãos. Ao partir para retaliações, os fiscais da SEMTRAN estão deixando de lado o princípio da impessoalidade do serviço público e devem responder por isso até com a perda da função pública. Os fiscais estão sendo acusados de perseguir os veículos do jornal eletrônico Rondoniaovivo, que vem criticando essa aberração. Vou explicar.

Você sabia?

Que a tal “gratificação por produtividade” que os fiscais recebiam (e vão voltar a receber, dessa vez por decreto) era por “chegar cedo” e “cumprir os horários” de trabalho? Ou seja, o servidor público recebia para fazer o que é sua obrigação. Além disso, claro, por “produção no serviço”, isso se traduz em uma palavra, “multas”.

Olha essa

O irmão do governador Confúcio Moura, Nóbel Moura andou espalhando por toda a Ariquemes umas latinhas de arrecadação de moedas e dinheiro, iguais as utilizadas pelo Hospital do Câncer de Barretos, com a promessa de que vai construir um hospital na cidade. Já foram feitos leilões para arrecadar dinheiro para esse projeto, mas a população começa a cobrar uma prestação de contas do que já foi arrecadado. Dizem, não tem nenhum indício de qualquer obra…

Falando em governo

O Ministério Público e a Polícia Civil realizaram uma busca e apreensão na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho (SEMA) dias atrás. O MP buscava processos de licenciamento ambiental com suspeita de irregularidades. A investigação, realizada pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, apura a prática de dano ambiental pela empresa Transportes Bertolini, e também passou a analisar se servidores públicos estão favorecendo grandes empresas envolvidas em ilícitos ambientais.

Pois é

Só que esses processos não eram de responsabilidade da prefeitura, que terminou pagando o pato. No jogo de empurra que a SEDAM fez em relação aos processos de licenciamento, ela também passou para o município a “bucha” dos processos da Bertolini. O MP suspeita, e com razão, que existem graves irregularidades nos licenciamentos. A SEMA emitiu nota sobre o assunto, e a SEDAM também. A nota da SEDAM não fala nada sobre as possível irregularidades no processo, diz apenas que “a Secretaria está tomando as devidas providências legais quanto ao mesmo”.

Mais uma

Crise parece ser algo que alguns órgãos desconhecem, entre eles a própria SEDAM. O governo autorizou uma viagem de 9 dias de Robson Damasceno Silva Júnior, servidor comissionado do órgão para Paris (isso mesmo, a capital francesa) para participar da 21ª Conferência do Clima, que acontece entre os dias 2 a 11 de dezembro. Sabe qual o resultado prático dessa viagem? O mesmo que a segurança pública do Estado teve com a viagem da cúpula à Colômbia.

E a educação?

O Brasil vem passando por uma outra crise, além das já conhecidas econômica, ética, moral…é a crise na educação. Nas últimas duas décadas o sistema de ensino virou uma indústria de faz de conta. Os professores fazem de conta que educam, os alunos fazem de conta que aprendem, o Estado faz de conta que tem uma população alfabetizada e o Brasil vai afundando.

Estatística

De acordo com levantamento divulgado pela Unesco, o Brasil possui a oitava maior população de adultos analfabetos. São cerca de 14 milhões de pessoas. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com dados coletados em 2012, mostra que a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais teve alta entre 2011 e 2012, passando de 8,6% para 8,7%.

Evidente

Que não podemos culpar os profissionais de educação, que se matam de trabalhar em troca de um salário ínfimo. A responsabilidade é do Ministério da Educação e dos estados, que investem o mínimo exigido pela Constituição (25%) do orçamento. E esse percentual é ridículo. Não dá para manter as escolas com isso, nem dá para falar em melhorias. Tanto a União quanto estados e municípios deveriam investir 30, 40% no sistema educacional. Quando o Brasil assumir, de fato, que é um país semialfabetizado e que precisa melhorar, aí teremos uma sociedade mais civilizada. Mas isso está longe de acontecer, pelo visto.

Quer conferir?

Olha sua timeline no Facebook….a quantidade de erros primários na língua pátria chega a ser criminosa. Nem vou falar de concordâncias, apenas de grafia. Palavras como “mudar”, “falar”, “assessor”, são escritas costumeiramente sem o “r” no final. É quase uma unanimidade.

No ar

Confira a programação da Rádio Painel Político (www.rppnet.com). Depois de muitas idas e vindas conseguimos colocar no ar e demos início nesta quarta-feira a programação AO VIVO. Pois é, agora vamos dar nossa opinião pelas ondas da web, durante todo o dia estaremos conversando diretamente com nossos ouvintes/leitores. Então participe, pode ser por whats, pelo chat na página da rádio, pelo email [email protected]. Se seu celular é Android, você pode baixar nosso aplicativo direto na Google Play Store.

Para o juiz, a “Receita rouba”

O jornalista Fausto Macedo do jornal O Estadão informa que o juiz federal Paulo Bueno de Azevedo indeferiu pedido de medida cautelar para que o vídeo ‘Aprenda a roubar com a Receita Federal’ fosse retirado do site Youtube. O dono da postagem foi acusado de cometer crime de calúnia e uso indevido de imagem. Os autores do pedido alegaram que a honra e a imagem dos auditores fiscais da Receita Federal seria repetidamente denegrida a cada novo acesso, devido às declarações dadas de que todos os fiscais são ‘ladrões engravatados’ que trabalham na ‘pior máfia que existe, o Estado’. No vídeo aparecem imagens dos autores da ação e os seus nomes. A ação foi distribuída para a 3.ª Vara Criminal Federal.

Para o juiz

Trata-se de ‘uma crítica absolutamente generalizada, como a que consta no vídeo, não configura crime contra a honra, que pressupõe a individualização’. Ele entendeu que, ao mencionar que fiscais são ladrões não há a intenção de dizer que sejam corruptos, mas decorrem da premissa utilizada de que todo imposto é roubo. A decisão considerou ainda que não se pode dizer se houve uma atitude criminosa do acusado, já que não é possível nesse momento do processo identificar a intenção de ofender a honra com calúnia e/ou injúria sendo para isso necessária a instrução do feito, decidiu Paulo Bueno de Azevedo. O magistrado afirmou que ‘uma possível solução, que preservaria os direitos de ambas as partes, seria a substituição das imagens do vídeo, especialmente a dos querelantes e a de outras pessoas’.

Clínica Mais Saúde informa – Casais que fazem  sexo uma vez por semana são mais felizes

Fazer sexo uma vez por semana é suficiente para manter um ótimo nível de felicidade e bem-estar entre casais. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Social Psychological and Personality Science. De acordo com o trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto-Mississauga, no Canadá, manter uma frequência maior de relações sexuais não aumenta a sensação de satisfação e prazer. Em compensação, um ritmo menor corresponde à queda nessas sensações. “A principal mensagem é que é importante manter uma conexão sexual com seu parceiro, mas também é fundamental ter expectativas reais em relação à sua vida sexual, já que muitos casais estão ocupados com o trabalho e com responsabilidades familiares”, disse Amy Muise, psicóloga social da Universidade de Toronto-Mississauga e uma das autoras do estudo.

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com