Mudanças devem ocorrer em breve. E ainda, precatórios do Sintero podem ser vendidos pelos beneficiários
Precatórios
Há alguns dias falamos a respeito dos precatórios do Sintero, que já causaram muita confusão em Rondônia. Após a publicação da coluna, alguns beneficiários fizeram contato, alegando que “um grupo de advogados estaria pedindo 35% do valor para ‘liberar’ o montante em Brasília. Quem topasse, receberia imediatamente o valor. A gente foi atrás da história e apareceu a explicação. Na verdade, advogados em Rondônia estão se oferecendo para comprar os precatórios com deságio.
A operação
Não é ilícita, pelo contrário, é prevista inclusive no Código Civil como cessão de crédito. Ninguém é obrigado a aceitar. Ninguém é obrigado a vender. E se aparecer algum espertalhão dizendo que “libera o pagamento”, pode chamar a polícia. Isso sim, é crime. Uma recomendação aos que possuem esse crédito é a de buscar orientação profissional, mas NÃO PROCUREM O SINTERO. A turma lá é chegada a enrolar os filiados e ainda vão ter que responder pelas lambanças que fizeram nesse processo. Quanto à venda do crédito, vai de cada um. Se você acha que é melhor 500 na mão que 1000 voando (e faz tempo que está voando), venda, pague suas contas e arrume sua vida. Quanto à liberação desse crédito pela justiça, não sei informar uma data. Ainda. Mas estou acompanhando e voltaremos ao assunto.
Brincadeira sem graça
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski é chegado a uma brincadeira. É só dessa forma que podemos classificar a manutenção dos direitos políticos de Dilma Rousseff, que sofreu impeachment na última quarta-feira. Mas o Brasil, pelo jeito é mesmo o país da palhaçada quando o assunto é judiciário. Como bem lembrou Collor de Mello, ele foi julgado após ter renunciado ao mandato e ficou inelegível por 8 anos, ou seja, a instabilidade jurídica paira sobre a nação desde quando retornamos à democracia. A palhaçada agora deve prolongar por mais alguns meses a discussão sobre Dilma. Ou, mais insegurança econômica. Qual investidor vai colocar dinheiro em uma republiqueta que não segue as próprias leis e que o presidente da Corte mais alta, brinca de “interpretar” o que está escrito?
Falando em brincadeira
O secretário de turismo de Rondônia promoveu um evento em Vilhena, sua terra natal, para apresentar o tal prato de pirarucu “oficial”. A Setur e a trupe de Olívar não entenderam que quando as cidades se referem à “prato oficial” não é porque isso acontece por decreto. É tradição, costume e não por força de lei. O portovelhense nem gosta tanto assim de pirarucu…
Problemas à vista
O vice-governador Daniel Pereira avisou à coluna que duas mudanças estruturais serão feitas na segurança pública em Rondônia. A primeira é que o governo deve enviar para a Assembleia ainda esta semana, um projeto de lei que permitirá que civis façam o trabalho administrativo na Polícia Militar, ou seja, a turma que está no escritório no “bem bom” vai ter que ir para a rua. Isso, segundo o governo, deve representar um aumento significativo no efetivo atual.
Outra mudança
Os policiais militares ficarão responsáveis pela confecção dos Termos Circunstanciados, e poderão enviar as ocorrências direto para o juizado, sem a necessidade de passar pela Polícia Civil. Os chamados ‘TC’ são os crimes de menor potencial ofensivo, tais como furtos, brigas de vizinho, etc. A ideia, segundo Pereira, é desafogar o sistema.
Dois pontos
Os policiais que estão no serviço burocrático, dificilmente irão querer patrulhar nas ruas. O mesmo tratamento será dado aos que estão em desvios de função ou à disposição de outros órgãos? E a Polícia Civil, de fato vai achar essa ideia boa?
Falando em polícia
Os delegados regionais haviam pensando em entregar os cargos coletivamente neste dia 1. Não fizeram, mas adotaram algumas medidas mais duras contra o governo, e claro, quem paga é a população. Em reunião ocorrida no dia 22 de agosto, em Ji-Paraná, os delegados regionais apresentaram uma planilha onde consta a impossibilidade de cumprir a carga horária imposta pelo estado pelo simples fato de não ter delegados suficientes. Em todos os casos, apenas um delegado atende toda a região, não tendo como fazer uma escala de plantões.
Eles decidiram
Que a partir de 1 de setembro, uma série de mudanças serão implementadas, como por exemplo o atendimento nas delegacias será de segunda a sexta-feira, até as 13:30 horas. Os comissariados das delegacias onde não há plantão devem ser alertados para não receberem ocorrências de flagrante e medida protetiva, já que as delegacias não tem recursos para garantir a alimentação dos presos. Ou seja, a crise na segurança de Rondônia só agrava.
Clínica Mais Saúde informa – Dormir cedo pode aumentar o risco de problemas cardíacos
Homens que vão para a cama mais cedo correm maior risco de desenvolver problemas cardíacos. De acordo com um estudo apresentado esta semana no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Roma, na Itália, ir para a cama cedo aumenta a probabilidade de pressão alta e de um sono com qualidade ruim.Para chegar a essa conclusão, pesquisadores japoneses analisaram 2.400 homens adultos, com idade entre 40 e 60 anos. Os resultados mostraram que os participantes com pressão alta iam dormir por volta das 23h10, enquanto aqueles com pressão normal, se deitavam às 23h28. Em relação à quantidade de sono, os voluntários de ambos os grupos dormiam, em média, 6,2 horas por noite.“Dormir cedo foi associado a pressão alta em todos os casos”, afirma Nobuo Sasaki, do Conselho de Vítimas da Bomba Atômica de Hiroshima e um dos autores da pesquisa.O estudo revelou também que, em média, os pacientes com pressão alta avaliaram seu sono como ruim. Já aqueles com pressão normal, que dormiam mais tarde (e geralmente menos) tinha um sono um pouco melhor. O mesmo padrão não foi detectado nas mulheres.
NA VERDADE, TUDO ISSO DEVE SER UMA DESCULPA FAJUTA, NO TEMPO DE CASSOL VOCÊ ENCONTRAVA NAS RUAS VÁRIOS PMs FAZENDO A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO, HOJE SE TEM INFORMAÇÃO QUE A MAIORIA DESSES POLICIAIS ESTÃO LOTADOS EM SALA ADMINISTRATIVA, NA FOLHA DE PAGAMENTO PARECE ATÊ UM QUARTEL DA PM, E JA VIU, NUMA TAL DE SUGESPE OS SECRETÁRIOS BATEM CONTINÊNCIA PRA UMA TAL DE SANDRA. Ê A ADMINISTRAÇÃO CONFUSO MOURA, QUE MUITOS TEM O MAIOR PAVOR DE VER ESSE PESSOALzinho CANTANDO DE GALO E SE ACHANDO, PENSANDO QUE ESSE GOVERNADOR É ETERNO.PESSOAL, BAIXE O NARIZ POIS QUE SOBE DESCE, OU SEJA, PASSA.