Nesta quarta-feira (21), o Sistema Faperon/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Guaporé e Seringueiras, realizou um Dia de Campo dedicado à bovinocultura de leite na Estância Lopes, propriedade de Dhayane Lopes e seu esposo Eber, localizada na Linha 02 de Maio, km 09, em Seringueiras. O evento reuniu mais de 300 pequenos e médios produtores rurais, que tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.
Os participantes foram divididos em dois grupos para otimizar o aprendizado. O primeiro grupo assistiu à palestra do Técnico Guilherme Garcia, que apresentou métodos de cria e recria de bezerras leiteiras, com ênfase no aleitamento artificial e, logo após, os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos no bezerreiro da Estância Lopes, reforçando o aprendizado teórico com a prática.
Já o segundo grupo participou da palestra conduzida pelo Técnico Junior Henrique, que abordou a lotação adequada em piquetes rotacionados de panicum, com uma demonstração prática na área de piquete da propriedade.
O evento também contou com sorteios de brindes oferecidos por empresas parceiras, incluindo 30 protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), doses de sêmen das raças Girolando e Holandesa, uma diária de ultrassom, cinco embriões, e até um bezerro doado pelo proprietário da estância.
Também marcaram presença no evento o prefeito do município de Seringueiras, Armando Bernardo da Silva, os colaboradores do Senar Rondônia Júlio Gusman, Jocélio Pascoal, a supervisora da Cadeia Produtiva da Bovinocultura do Corte e Leite, Giuliana Mulato, os técnicos de campo Adalto Campana, Amanda Graff e Juliana Padovan, o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Guaporé e Seringueiras, Franthsko Vital, e os secretários Poliana e Antony.
O Dia de Campo consolidou o compromisso do Senar Rondônia em promover o desenvolvimento da bovinocultura de leite na região, oferecendo aos produtores rurais acesso a técnicas inovadoras e oportunidades de aprendizado que contribuem diretamente para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do leite produzido em Rondônia. O objetivo maior do Dia de Campo é difundir tecnologias entre os produtores rurais e parceiros para melhor desenvolvimento das cadeias produtivas.
FONTE: ASSESSORIA SENAR RONDÔNIA / FAPERON
Add Comment