Política e Economia

Senado e Câmara recebem parlamentares de 35 países para o P20

Cúpula marca o 10º encontro entre presidentes dos parlamentos do G20, o P20, que tem como lema: “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”,

Na próxima semana, os espaços ocupados pelos parlamentares brasileiros na capital federal serão divididos com autoridades de 35 países e de sete organismos internacionais, incluindo da Organização das Nações Unidas (ONU). A Câmara dos Deputados e o Senado Federal se transformarão em um Congresso Internacional, de 6 a 8 de novembro, para abrigar a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, o P20.

Sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, representantes das 20 maiores economias do mundo se reunirão em três sessões de trabalho. Uma delas, discutirá o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; a outra, o desenvolvimento socioambiental e transição ecológica justa e inclusiva; e a terceira será sobre governança global adaptada aos desafios e às necessidades atuais.

A finalidade é identificar estratégias para melhorar a vida das populações dos países envolvidos no debate e da comunidade internacional como um todo. O resultado das discussões serão impressas em um documento de consenso entre parlamentares que será entregue no encontro da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, nos próximos 18 e19 de novembro.

 O G20 reúne os chefes de estado das maiores economias mundiais, incluindo os países membros da União Europeia e da União Africana. O grupo representa cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial.

Para o P20, já confirmaram presença presidentes e parlamentares de treze membros do G20, de nove países convidados, quatro organismos internacionais – além da ONU, também a União Interparlamentar (UIP), a Parlaméricas, e o Parlamento Mercosul.

Antes da abertura oficial da cúpula, será realizado o “Fórum Parlamentar do G20: Rumo à implementação das recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20”. Este evento insere debates que visam a ampliação da representatividade feminina e aborda os temas do P20 dentro da perspectiva de gênero.

A história da Cúpula de Presidentes dos Parlamentos

O P20 surgiu em 2010, a nível de reuniões de consulta entre líderes do G20. Mas só em 2018, na capital da Argentina, Buenos Aires, que o encontro ganhou o formato atual: uma plataforma voltada para o debate entre presidentes de parlamento com o fim de avançar no fortalecimento da diplomacia parlamentar nos temas abordados pelo G20.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com