O Senado aprovou nesta quarta-feira a Medida Provisória 938, que prevê um auxílio financeiro da União, de até 16 bilhões de reais, a Estados, Distrito Federal e municípios para amenizar os impactos econômicos aos entes regionais em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A MP havia sido editada pelo governo em abril e o socorro aos Estados, DF e municípios valeria até junho, mas teve prazo estendido para os repasses até novembro.
Inicialmente o socorro dizia respeito a perdas de arrecadação dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) entre os meses de março e junho de 2020, numa comparação a igual período do ano passado.
“O combate à pandemia do novo coronavírus implica pesado ônus financeiros para os entes subnacionais, explicado pela queda de arrecadação dos tributos federais que alimentam o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo Participação dos Municípios (FPM)”, disse o senador Cid Gomes (PDT-CE), relator da MP, durante votação virtual no Senado.
Segundo o senador, dos 16 bilhões de reais previstos, 9,86 bilhões já foram repassados a Estados e municípios até o dia 18 de julho.
FONTE: REUTERS
Add Comment