A ação teve a participação de diversos parceiros que aumentaram a oferta de serviços
Os moradores do residencial Orgulho do Madeira, no Bairro Socialista, receberam no sábado (05) a primeira ação do projeto Semusa Itinerante, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica.
Foram realizados 150 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, consultas clínicas com médico 350; procedimentos de aferição de pressão, testes de glicemia 750 e testes rápidos de malária 07.
Na parte de regulação foram realizados 80 agendamentos, entre exames de ultrassonografia, consulta oftalmológica, ortopedia e dermatologia.
Odontologia
O serviço odontológico foi um dos mais procurados. Foram realizados 525 atendimentos em adultos e crianças no ônibus montado especialmente para as consultas. Teve ainda orientações sobre higiene oral, com distribuição de kits.
O adjunto da pasta, Marcus Vinícius de Oliveira, que é odontólogo, esteve presente auxiliando nas orientações à comunidade.
Geral
Foram mais de três mil atendimentos, entre dispensação de medicamentos, cadastro único, preventivos, pesagem do Bolsa Família, prevenção da saúde e imunização.
Influenza
“Aproveitei para atualizar meu cartão do SUS, garantir uma consulta com um oftalmologista e tomar a vacina da gripe. Fiz tudo que precisava hoje de uma só vez,” disse o morador de 66 anos, Josimar Ferreira.
Na imunização, a procura maior foi da vacina contra a influenza – das 155 doses disponibilizadas na ação,80 delas foi para gripe.
Vila Franciscana
“Essa foi a primeira ação, a próxima será na Vila Franciscana, na área rural de Porto Velho. Vamos levar diversos atendimentos aos moradores. A proposta é deixar a secretaria mais perto da população”, informou o secretário de Saúde, Orlando Ramires.
Parceiros
Entre os parceiros estão a Polícia Militar, Associação Beradeiro, Ulbra, Faculdade São Lucas e Fimca, ONG Ivas, Escola Técnica Sindsaúde e IESB.
“Gostaria de agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a realizar o Semusa Itinerante aqui na comunidade Orgulho do Madeira”, afirmou Marcuce Antônio, diretor do Departamento de Atenção Básica da Semusa.
Fonte: Semusa
Add Comment