Entre as ações, uma sensibilização voltada aos profissionais de saúde da linha de frente da pandemia
Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento social e as adaptações do que se tornou o “novo” normal, as atividades alusivas a data estão sendo realizadas de forma adaptada, evitando aglomerações e garantindo a segurança sanitária de todos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Saúde Mental e do Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep), está executando uma série de atividades voltadas para a temática de valorização da vida. Entre elas reuniões, palestras e bate papos realizados no formato virtual, para manter o distanciamento social.
Nesta sexta-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste vai promover uma ação de conscientização entre os profissionais de saúde que atuam na unidade. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância de manter os cuidados com a saúde mental desse público, uma vez que a maioria sofreu alta carga de stress devido a atuação na linda de frente da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Nos dias 22 e 29 de setembro, a Divisão de Saúde Mental vai promover palestras, transmitidas pelo Google Meet, para todos os servidores da Semusa. A psicóloga Francleia Correia também vai falar sobre saúde mental e valorização da vida.
Para o público externo, a Semusa mantém normalizados os atendimentos nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps). São três unidades capacitadas para atender o público infantojuvenil, adultos e pessoas usuários de álcool e outras drogas.
A Semusa entende que é necessário falar sobre este tema para incentivar as pessoas a buscar ajuda. Deste modo, ampliando a discussão, é possível levar a mensagem sobre prevenção e cuidados com quem está sofrendo ou com as emoções abaladas, para que isso não seja um gatilho ao impulso contra a própria vida.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment