A Semtran inicia também trabalho de sinalização nas escolas e nos bairros Nacional e JK
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), realiza nesta semana a instalação de sinalização auxiliar (pinturas horizontais termoplásticas, com linha de estímulo de redução de velocidade) em algumas ruas transversais da Avenida Duque de Caxias. A via teve seu sentido alterado para mão única em janeiro de 2018.
De acordo com o secretário Municipal de Trânsito, Carlos Henrique Costa, antes da mudança do trânsito nessa avenida, foi realizado um trabalho educativo pela Divisão de Educação do Trânsito, com entrega de panfletos aosmoradores e aos comerciantes, além de blitz educativa. “Apesar desse trabalho preventivo, ainda está ocorrendomuitos acidentes devido à imprudência, à imperícia e a negligência dos motoristas”, declarou.
Carlos Henrique informou também que a Semtran, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Companhia de Trânsito realizam trabalho em conjunto nessa avenida, onde são instalados cones para chamar a atenção dos condutores nas transversais da via. “Mesmo assim, eles não se atentam à sinalização”, afirmou o secretário.
Proibição
Carlos Henrique lembrou que está proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde 2009, a instalaçãode “tartarugas” ou “olhos de gato”. De acordo com ele, muitos condutores pedem o retorno deste tipo de sinalização, “mas em época de chuva, por exemplo, uma motocicleta pode escorregar e causar um acidente”.
Mais sinalização
De acordo com o a diretora do Departamento de Transportes, Adriana Ferreira Felício, a partir deste mês a Semtran inicia o trabalho de sinalização em diversas áreas da cidade, especialmente em regiões escolares. “A Escola Municipal Rio Guaporé, no Bairro Castanheiras, já foi beneficiada”, declarou.
Segundo ela, ao mesmo tempo em que é realizada a sinalização nas escolas, uma equipe da secretaria executa trabalho educacional com os alunos e pais com orientação prática sobre a travessia correta das ruas.
Nos próximos dias, ainda segundo ela, outras 22 escolas serão beneficiadas com a sinalização. O mesmo acontecerá nos bairros Nacional e JK. “Fizemos um mapeamento das necessidades emergenciais”, observou a coordenadora.
FONTE: Comdecom
Add Comment