O sonho é sempre melhor do que a realidade. “O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento” (Georges Bernanos).
SEMINÁRIO CONSUMO DE CASTANHA-DA-AMAZÔNIA NO BRASIL E NA EUROPA
Recebo, e agradeço, aos Coordenadores do Projeto CNPq “Mudanças na Rota da Castanha-da-Amazônia no Arco Norte da Amazônia: organizando sustentavelmente as comunidades tradicionais baseadas no macromarketing” o gentil convite para participar do “Seminário Consumo da Castanha-da-Amazônia no Brasil e na Europa” que ocorre hoje, dia 02 de dezembro, das 08 às 18:00h no Auditório da UNIR Centro. O evento tem como objetivo apresentar os resultados do projeto CNPq, o qual com a colaboração da Universidade Federal de Rondônia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade do PortoPortugal, realizou pesquisa sob o tema em seis estados, sendo, um deles, o estado de Rondônia. “Seminário Consumo da Castanha-da-Amazônia no Brasil e na Europa”.
A PRÉVIA DE CARNAVAL DO BURACO DO CANDIRU FOI ADIADA
Em virtude de problemas relativos à organização, inclusive a questão de segurança, que, infelizmente, impedem a Prévia do Carnaval 2017 de Porto Velho que seria realizada neste sábado, dia 03 de dezembro, a Confraria do Candiru avisa que, para se ter uma festa sem problemas, sua realização foi adiada para o próximo sábado, dia 10 de dezembro. A informa também que as camisas continuarão a ser vendidas durante a próxima semana nos pontos de vendas e pede desculpas aos confrades e amigos pelo inesperado transtorno.
O XV Seminário Internacional de Sustentabilidade e XV Prêmio Ecoturismo e Energias Renováveis
O XV Seminário Internacional de Sustentabilidade e XV Prêmio Ecoturismo e Energias Renováveis aconteceu na quarta-feira, dia 30 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. O Seminário na sua décima quinta edição tem beneficiado comunidades regionais, nacionais e internacionais com significativas contribuições que mudam conceitos. Na ocasião foi anunciada a concessão do XV Premio Ecoturismo a Carlos Goshn, presidente mundial da Renault Nissan e Mitsubishi, nascido em Rondônia. Como destaques do evento estiveram presentes Adriano Karipuna ,Conselheiro de Saúde Indígena, palestrando sobre energia solar, o engenheiro Kruger Darwich, da Eletrowats, o advogado Ary Gurjão, Adriano Santhiago de Oliveira, Diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério de Meio Ambiente, entre outros. Também foram passados vídeos com destaque para o de Marcio Santili, sócio fundador do Instituto Isa. Hércules Goes lançou seu livro “Rondon-Ícone do Mato Grosso”, que foi figura importantíssima para a história do Brasil, o Marechal Cândido Rondon, militar e grande líder visionário que deu o nome ao nosso Estado.
MORAR MAIS É UMA INICIATIVA DE SUCESSO
O evento “Morar Mais”, que foi iniciado em 15 de novembro e se estende até o dia 15 de dezembro, onde funcionava o Jornal “O Estadão”, na Avenida Tiradentes, bairro industrial, continua aberto à visitação pública, mas, É preciso esclarecer que o ingresso custa R$ 20,00. Algumas pessoas, quando vão à exposição, são surpreendidas por pensar que a mostra tem entrada gratuita, mas, eventos especializados deste tipo, mesmo com o slogan de “O chique que cabe no seu bolso”, são de um custo alto para realizar e não deixa ser um evento comercial que reúne arquitetos e profissionais em parceria com lojistas visando atrair o público para produtos sustentáveis e o consumo consciente.
VARAL DE POESIAS
No Auditório da Biblioteca Francisco Meireles, numa promoção da ACLER-Academia de Letras de Rondônia, aconteceu, na noite do último dia 30, com muito sucesso, o Varal de Poesias com a exposição de poesias e capas de livros de autores de Rondônia. Um público selecionado, e rotativo, esteve presente prestigiando o evento, inclusive com a presença de muitos autores. Parabéns ao Pedro Albino e ao Lúcio Albuquerque, extensivo a todos que fizeram o evento acontecer.
INSATISFAÇÃO COM O BLOCO K
Como amplamente divulgado em janeiro de 2017 entra em vigor o Bloco K, uma ferramenta nova de fiscalização do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que pretende integrar os controles internos da empresa referentes à contabilidade, finanças, departamento fiscal e setores operacionais, como compras, vendas, produção e logística. Todas as indústrias do Brasil fora do Simples Nacional e do MEI precisarão entregar o Bloco K ao Fisco, conforme calendário. Uma enquete feita pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP) com empresários de contabilidade em São Paulo revelou uma grande insatisfação com a nova exigência. Para a maioria (32%) dos entrevistados, o Bloco K resultará em mais burocracia e custos para as empresas. Outros 31% advertem que a crise tem sido um grande entrave para as adequações, visto que a obrigação fiscal exige a aquisição de software de gestão empresarial integrado e treinamento específico de pessoal. Ainda de acordo com a enquete, é provável que uma parcela considerável das empresas (23%) deixe para a última hora as mudanças necessárias para atender às normas do Bloco K. Apenas 14% das organizações enquadradas na primeira etapa de implantação estão preparadas. Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP, explica que a maior dificuldade tem sido a mudança de cultura nas empresas. “É preciso ajustar o negócio a uma nova realidade, integrando controle contábil e gestão de estoque de produtos e insumos. A partir do próximo ano, toda movimentação precisará ser registrada e muitas empresas não estão preparadas para isso, nem fisicamente, financeiramente ou culturalmente”, avalia. Esta nota é uma transcrição de informação da Sescon-SP.
Add Comment