Na Capital Nacional do Leite, pecuaristas aderem à novidade e terão seus primeiros resultados no início de 2019
Os produtores de leite brasileiros acabam de ganhar uma nova tecnologia para identificar os maiores destaques do rebanho, garantindo maior retorno econômico à pecuária. A cidade de Castro, no Paraná – Capital Nacional do Leite -, foi o cenário escolhido pela Semex, maior central de inseminação artificial bovina do mundo, para o lançamento do novo programa de estratégia genômica Elevate no Brasil. O evento, realizado no último dia 19 de dezembro, reuniu mais de 50 pessoas, incluindo grandes produtores de leite da região que vêm conseguindo elevar a produtividade de seus planteis com o uso das diversas soluções tecnológicas oferecidas pela empresa. “Os produtores demonstraram muito interesse em conhecer mais a fundo como a genômica pode acelerar o melhoramento genético bovino e auxiliar a tornar a pecuária leiteira cada vez mais eficiente e sustentável. O Elevate simplifica o teste genômico, facilita o entendimento dos resultados e é o único do mercado que permite a identificação de fêmeas de imunidade elevada dentro do rebanho”, destaca o diretor presidente da Semex Brasil, Nelson Ziehlsdorff, que fez recepção dos convidados e abertura oficial do evento em Castro.
Lançamento mundial da empresa, o programa foi desenvolvido com a proposta de facilitar o uso da genômica dentro da porteira. Todo o funcionamento do Elevate foi apresentado ao público pelo diretor de mercados da Semex Brasil, Dr. Claudio Aragon. O médico-veterinário reforçou que a nova tecnologia, além de identificar genomicamente as fêmeas de maior imunidade, trará os valores genômicos de mais de 100 outras características, todas ligadas à produção, saúde e tipo dos animais. “Com base nesse planejamento personalizado e traçado com auxílio de um representante da Semex, os animais indicados para o teste genômico serão listados no aplicativo, informando o custo-benefício do procedimento para cada fêmea do plantel. Com isso, o produtor evita gastar dinheiro fazendo testes em fêmeas de baixo potencial genético”, explica Claudio Aragon.
Por meio de um aplicativo exclusivo, o criador terá acesso a todas as informações do rebanho e poderá traçar a melhor estratégia genética dentro dos objetivos de trabalho de sua propriedade. O aplicativo elimina a necessidade de anotações em papéis e planilhas, tornando o processo totalmente automatizado. Será possível acompanhar o status das análises das amostras de DNA e ter acesso aos resultados pelo aplicativo. Caso prefira, o produtor poderá visualizar e trabalhar os resultados em seu computador em um formato fácil de ler. “O Elevate é um complemento para as diversas soluções tecnológicas que a Semex já vinha oferecendo aos pecuaristas com o objetivo de tornar o planejamento genético das fazendas muito mais eficiente”, destacou durante o lançamento do programa o distrital na região ABCW do Paraná da Semex Brasil, Hilton Ribeiro.
O Elevate chega ao mercado de genética bovina em um momento bastante aquecido para o setor, que deve fechar 2018 com um aumento nas vendas de sêmen na ordem de dois dígitos. A Semex já projeta para 2019 um crescimento de 15% e durante o lançamento do programa já firmou parceria com várias fazendas. A expectativa da empresa é apresentar os primeiros resultados dessas propriedades no próximo ano. “É um começo muito animador. Somos uma empresa focada nas pessoas, buscando as melhores soluções e serviços para a pecuária nacional. Temos o compromisso e a responsabilidade de auxiliar os produtores na busca de novas tecnologias e vamos seguir com essa proposta de forma muito mais forte em 2019”, finaliza o presidente da Semex.
FONTE: ASSESSORIA
Add Comment