A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) está promovendo uma série extensa de atividades em comemoração ao mês do meio ambiente. Ao longo do mês de junho ela estará colaborando com as ações de divulgação à proteção e cuidado com o meio ambiente e com projetos socioeducativos, implementados por diversas instituições governamentais e civis. Para o encerramento do mês estão programadas a Semana Nós Ambiente (Sena) e diversas outras atividades diretamente realizada pela Semas, contando com a colaboração de muitos parceiros.
Na quarta-feira, dia 03, a Sema promoveu a doação de mudas de plantas e árvores no Viveiro Municipal do Parque Natural Municipal, antigo Parque Ecológico, quando instituições e muitas pessoas da comunidade tiveram a oportunidade de adquirir mudas nativas e exóticas, produzidas pelos técnicos da Sema. No dia 5, em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições, como Associação do Bairro Triângulo, Coenge Engenharia e Construções Ltda, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), foi feito um plantio de árvores na Estrada de Santo Antônio. Exemplares da espécie oiti e ipê-roxo, com 2 metros de altura cada muda, foram plantados em espaços específicos no calçamento recentemente construído na parte inicial da Estrada. A meta é a arborização completa nesse calçamento, ao longo de toda a via.
No mesmo dia 5, foi realizado ainda o Pit Stop Ecológico, promovido pelo Diário da Amazônia, entre as avenidas Calama e Jorge Teixeira. Diversas espécies de mudas nativas da região amazônica e outras espécies exóticas produzidas no Viveiro Municipal foram distribuídas à população. No dia 06, técnicos da Sema realizaram pela manhã algumas palestras sobre arborização urbana no Colégio Petrônio Barcelos, na parte da tarde as mesmas palestras foram proferidas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Jatuarana). Na manhã do sábado, dia 07, funcionários da Sema palestraram de manhã no curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo Ministério Público Estadual, na parte da tarde a Sema colaborou com o 4º Passeio Ciclístico Ecológico Eco Bike, Pedalando pela Vida. O passeio ciclístico iniciou 16h30m, no Porto Velho Shopping, e a chegada aconteceu por volta 18h30m, no Parque da Cidade, onde depois foram realizados plantios de árvores.
Como fechamento do Mês do Meio Ambiente, a Sema promoverá a Semana Nós Ambiente (Sena), que acontecerá de 23 a 28 de junho. Uma das atividades da Sena será o Seminário de Revisão da Política de Educação Ambiental do Município, que será realizado no Teatro Banzeiros, nos dias 23 a 26/06. “O tema será: Qual a Cidade que Queremos. Nossa esperança é de poder sairmos desse seminário com as diretrizes da política de educação ambiental elaboradas. As resoluções serão transformadas em lei municipal, a fim de que consigamos avançar concretamente nesse setor em Porto Velho. O seminário será feito em três dias e toda a população pode participar. São aguardados também representantes das diversas organizações da sociedade civil e temos mesmo esperança que as pessoas tenham interesse em discutir suas ideias sobre a temática da educação ambiental, refletir sobre questões relativas ao cuidado com o meio ambiente e apresentar projetos socioambientais interessantes”, afirmou Michele Tolentino, diretora do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais, da Sema.
Além do Seminário, também está sendo programada a formalização de um plano político pedagógico para a Universidade Livre do Meio Ambiente (Ulma), instituição que deve atuar com a capacitação e qualificação na área socioambiental. Além disso, acontecerão também muitas atividades de lazer, entretenimento e cultura nas diversas regiões da cidade. “Esperamos com a realização da Sena envolver a comunidade acadêmica, os profissionais de diversas áreas, as ONGs, enfim, estamos imbuídos do propósito de realizar um grande evento que leve às pessoas conscientização, reflexão e debate sobre a questão ambiental, mas que seja também uma oportunidade de se proporcionar lazer e cultura aos munícipes”, explicou Edjales Brito, secretário da Sema.
Add Comment