Redução foi provocada pelo aumento médio de 56 dias na longevidade da população. Benefícios reduzirão, em média, 0,73% com novo cálculo
Com o aumento da expectativa do brasileiro de 76,3 para 76,6 anos, o brasileiro terá de trabalhar mais dois meses e recolher contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para se aposentar pelo teto.
Ao solicitar o benefício, a partir desta quinta-feira, segundo o consultor Newton Conde, ele será menor.
Porém, se o segurado aguardar e solicitar em fevereiro de 2021, por exemplo, mais um ou dois meses de contribuição, dependendo do caso, conseguirá voltar ao nível de benefício que teria em novembro de 2020.
O teto da aposentadoria também sofrerá uma redução média 0,73% para duas situações:
• Segurados que já tinham os requisitos para se aposentar antes da reforma da Previdência e não atingiram os 86 pontos (mulher) e 96 (homem); e
• Segurados que estavam a menos de 2 anos para se aposentar antes da reforma.
A nova expectativa de vida dos brasileiros foi divulgada nesta quinta-feira (26) na Tábua da Mortalidade, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O cálculo sobre a redução do valor do benefício foi feito pela Conde Consultoria Atuarial e considerou as tábuas de 2018 e 2019.
O levantamento apontou que a redução maior ficou em torno de 0,94% (na idade de 63 anos), mas a média se posicionou em 0,64%.
Ou seja, comparando o benefício que seria concedido na quarta-feira (25) e nesta quinta-feira, verificou-se uma redução no valor do benefício de 0,73%, provocada pelo aumento médio de 56 dias na expectativa de vida.
FONTE: R7.COM
Add Comment