O evento será transmitido online pelo canal da Formação Continuada
Visando o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc realiza o seminário: “Resultados do Saero 2022: painel de indicadores e perspectivas”, nos dias 23 e 24 de março, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O evento será transmitido online pelo canal da Formação Continuada, https://www.youtube.com/@gerenciadeformacaoseducron2651, no dia 23 às 19h, com o evento de lançamento, e no dia 24, a partir das 8h.
O evento contará com a participação da Coordenação da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd/UFJF, secretários municipais de Educação dos 52 municípios de Rondônia, coordenadores regionais de Educação – CRE, coordenadores regionais e locais do Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia – Saero, gestores das escolas municipais e estaduais participantes da avaliação, bem como representantes da Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia – Sefin, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE e Ministério Público – MP.
“O objetivo geral é divulgar os resultados do Saero com a participação dos profissionais que contribuíram com as ações de planejamento, elaboração dos instrumentos, aplicação e análise dos resultados, bem como elaborar um Plano Intensivo de Recomposição das Aprendizagens”, explicou a titular da Seduc, Ana Pacini.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados do Saero são um instrumento norteador de monitoramento das políticas públicas de educação.”A partir dos resultados desta avaliação, será possível calcular e apresentar um indicador de qualidade da educação ofertada pela rede estadual e municipal”, ressaltou.
DINÂMICA
O Saero foi realizado entre os dias 8 a 11 de novembro de 2022, e teve como finalidade verificar qual é o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino, com a aplicação de testes para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais de condição socioeconômica; correção e produção de microdados pautados no planejamento, estruturação, modelagem e elaboração dos instrumentos de avaliação; protocolos de avaliação e divulgação de resultados com devolutivas pedagógicas.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment