Veículos adquiridos com recursos do BNDES deveriam ser entregues para prefeituras e não para EMATER
Jeitinho
O pessoal da SEDAM vem tentando “dar um jeito” de resolver a situação das camionetes compradas irregularmente com recursos do BNDES para a EMATER, em uma tentativa de burlar a legislação, já que a Emater é uma autarquia. O problema é que os veículos devem ser usados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) que pelo projeto do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado (PDSEAI) que prevê a descentralização e o repasse de uma camionete, um veículo de 1 mil cilindradas e 1 moto para cada município que assumisse o cadastro. A Emater entraria com os técnicos e a SEDAM com a estrutura.
E tem mais
Atualmente restam pouco mais de 4 mil cadastros a serem feitos em todo o Estado, porque ano passado os produtores, já prevendo problemas, se anteciparam e procuraram a SEDAM para o cadastramento. O problema é que desde janeiro desse ano que está tudo parado. A compra das camionetes e o repasse delas para a EMATER, portanto, é mero foguetório e tentativa de desviar o foco dos problemas que a SEDAM enfrenta por falta de gerência. Há tempos que a coluna vem abordando essa situação e ela continua exatamente igual, ou seja, nada acontece.
Enquanto isso
Em Roraima um delegado da Polícia Federal virou notícia nacional ao instaurar um inquérito para “investigar” uma zeladora da superintendência da PF daquele Estado que teria comido um chocolate que estava na sala do delegado. Pois é, você não leu errado não. Foram dispendidos esforços, tempo e material pago com dinheiro público porque uma zeladora, mãe de quatro filhos que inclusive se dispôs a pagar o tal chocolate (daqueles que vem em caixinha, vendido em supermercado por R$ 7 a caixa). Mas o delegado, do alto de sua austeridade disse que não, “furto é furto”. Pois é. A mulher vai entrar com uma ação contra a União e deve ganhar, daqui a algum tempo, uma grana. E o delegado, bem, é capaz de transferirem ele para cá.
Ajustes
Nesta terça-feira, em função do feedback de leitores, modificamos mais uma vez o www.painelpolitico.com. Essas mudanças visam facilitar a navegação em todos os dispositivos, principalmente os móveis (tablets, smartphones, netbooks, computadores e notebooks). As sugestões são sempre bem-vindas, mas, creio, essa última alteração solucionou uma série de problemas que estávamos tendo. Caso você perceba alguma anomalia, faz contato que a gente tenta resolver. Um dos problemas que vinham sendo apontados era o da pagina de impressão, que aparecia desconfigurada. No Chrome e Firefox Já está 100%.
Por aqui
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Carlão de Oliveira foi internado após sofrer um infarto na noite da última segunda-feira. Ele foi atendido em uma UPA e seu estado considerado “grave” pelos médicos. Ele está na UTI do Hospital Central onde se recupera. Carlão é pai do deputado estadual Jean Oliveira (PSDB). Quem também está internado no mesmo hospital é o ex-deputado e ex-secretário de Segurança Pública do estado, Paulo Moraes, já há cerca de 12 dias. Ele se recupera de uma hemorragia. Sua situação é estável. Moraes é pai do deputado estadual Léo Moraes (PTB).
Reflexo
A greve do setor de transporte público de Porto Velho afetou a Universidade Federal de Rondônia, que decidiu suspender as aulas até que seja restabelecido a normalidade nas linhas. O anúncio foi divulgado nesta terça-feira pela reitoria. Também entraram em greve, por tempo indeterminado os bancários de todo o país. Das 130 agências de Rondônia, 106 não abriram suas portas, informou o sindicato da categoria. A pauta de reinvindicações é longa e vai de reajustes salariais a igualdade de oportunidades para negros, lésbicas, gays, pessoas com deficiências e transexuais.
Não deu
Enquanto a OAB de Rondônia anuncia que protocolou ação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedindo a suspensão do Processo Judicial Eletrônico no estado, o Tribunal de Justiça anunciou que vai funcionar nas varas cíveis de Pimenta Bueno e Jaru. A questão é que o sistema vem apresentando falhas graves, atrasando a vida dos advogados. Um dos principais argumentos é a precária estrutura de comunicação e internet, em especial para as comarcas do interior do estado e, por fim, pela falta de publicações dos atos processuais e intimações no Diário de Justiça Eletrônico. Em Pimenta Bueno, por exemplo, a internet parece ser movida a lenha.
Falando em justiça
O empresário Zezinho do Maria Fumaça foi detido no último domingo porque o sistema do Tribunal de Justiça estava fora do ar. A coisa durou das 16 horas a meia noite, envolvendo advogados, polícia e causando muito estress. Zezinho foi abordado em função de uma pensão alimentícia que já estava paga, mas não havia sido dado baixa no “sistema”. Resolvido esse, havia um outro problema, um oficial de justiça não conseguiu localiza-lo em um endereço para uma audiência que ainda vai acontecer. Canetou que ele estava em “local incerto e não sabido” e expediram um mandado para que ele fosse “conduzido” quando fosse localizado. A questão é que a audiência ainda vai acontecer. Ele afirmou que vai entrar com ação contra o Estado por danos morais. E com razão.
Dia desses
A coluna lembrou que com a crise, é mais interessante trocar o carro para economizar dinheiro. Se você financiou seu veículo usado com altas taxas de juros, é um bom momento de repensar e trocar por um zero quilômetro. A LF Imports está com uma promoção interessante válida até o dia 25 deste mês, pagando o valor da tabela FIPE no seu seminovo na troca de uma L200 Triton HPE (DIESEL AT / MT / FLEX). ** Oferta válida de 01/10/2015 até 23/10/2015 ou enquanto durarem os estoques (2 unidades por concessionária). A oferta “Pagamos Tabela FIPE no seu Mitsubishi seminovo” é válida somente para os modelos seminovos Mitsubishi: ASX, Outlander, L200 Triton e Pajero TR4, a partir do ano/modelo 2011 tendo até 15.000 km rodados em média por ano até a data da compra, com todas as revisões realizadas em concessionária autorizada Mitsubishi, sem ter sofrido colisão.
Reabriu
Após ter adequado as exigências da vigilância sanitária, o restaurante Almanara, o mais tradicional de Porto Velho reabriu suas portas e já está atendendo novamente.
Sabe o que não aconteceu até hoje?
Nenhuma atividade relacionada à viagem da cúpula da SESDEC à Colômbia. Eles tinham ido com a missão de realizar um “intercâmbio de informações referentes a políticas e gestão de segurança pública para implementação no Estado de Rondônia”. Se alguém souber de alguma implementação dessas, por favor me avise. Quero divulgar.
Lá vem
Começa dia 18 de outubro e deve se estender até 16 de fevereiro o famigerado “horário de verão”. Por aqui só não mudam os relógios, mas horários de voos, bancos e programação de tevê sim. Portanto, vá se preparando.
Bicada
Os tucanos garantem que lançam Mariana Carvalho à prefeitura em 2016. Os trabalhistas querem Léo Moraes na disputa. O PMDB trabalha com o nome de Pimentel e os socialistas vem com Nazif para a reeleição. Basicamente esse é o cenário do próximo pleito, mas tem muito “porém” até lá.
Via O Antagonista
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, repetiu hoje que o ministro Augusto Nardes, do TCU, deveria ser afastado do processo sobre as contas de Dilma Rousseff. Só para lembrar: Nelson Barbosa, de 2011 a 2013, foi Secretário Executivo do Ministério da Fazenda. Ele é um dos responsáveis diretos pelas ilegalidades cometidas pelo governo. Os crimes que estão sendo julgados por Augusto Nardes foram praticados por ele. Desde quando o criminoso julga o juiz?
Para contatos
Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com ewww.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.
Clínica Mais Saúde informa: Bactérias podem ser eficazes para combater a asma
A exposição a bactérias “boas” desde cedo pode evitar o desenvolvimento da asma. É o que diz um estudo realizado por cientistas canadenses e publicado recentemente na revista científica Science Translational Medicine. A equipe de pesquisadores da Universidade da British Columbia e do Hospital Infantil de Vancouver, ambos no Canadá, comparou o microbioma de bactérias intestinais de bebês aos três meses e com um ano de idade e o risco de desenvolver asma aos três anos. A análise das fezes de 319 crianças com apenas três meses de idade mostrou que aquelas que corriam maior risco de asma tinham menores níveis de quatro tipos de bactérias em seu organismo: Faecalibacterium, Lachnospira, Veillonella e Rothia (apelidadas de FLVR). Entretanto, os níveis destas bactérias no corpo das mesmas crianças com um ano de idade não provocou o mesmo efeito no risco de desenvolvimento de asma. De acordo com os resultados, os primeiros meses de vida são cruciais para a prevenção da doença. “A exposição aos microrganismos no momento ideal pode ser a melhor forma de prevenir várias alergias e principalmente a asma”, relataram os autores. De acordo com os pesquidadores, identificar o grupo bacteriano e sua relação com a asma é fundamental para tentar encontrar maneiras de prevenir a doença. No futuro, eles esperam que seja possível evitar a asma por meio da administração de probióticos em bebês que apresentarem deficiência dessas bactérias.
Add Comment