Na pauta de reivindicações o Cosems a descentralização dos serviços de saúde.
Nesta última quarta-feira (15/5), os secretários municipais de Saúde de todo o estado, que integram o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO), estiveram reunidos, na Assembleia Legislativa, com o presidente da casa de leis, Laerte Gomes, e com os deputados Jean Oliveira, Lebrão, Alex Redano e Dr. Neidson, para discutir melhorias e ampliação do acesso aos serviços de saúde à população.
A presidente do Cosems/RO, secretária de saúde de São Francisco, Vera Lúcia, explicou aos deputados a necessidade de descentralização dos serviços. “Na nossa pauta de discussão, hoje, está a descentralização, através de consórcio, entre as sete regiões de saúde: Madeira Mamoré, Vale do Jamari, Central, Vale do Guaporé, Café, Zona da Mata e Cone Sul”, explicou.
O apoio dos deputados é fundamental para o fortalecimento da atenção básica. Com a descentralização, haverá redução de filas e de sobrecarga nas unidades de saúde de média e alta complexidade, nos polos de Porto Velho e Cacoal. Isso facilitará o acesso e garantirá agilidade no atendimento ao cidadão, de todas as regiões do estado.
Porto Velho esteve representada pela secretária de saúde municipal, Eliana Pasini. Ela ressaltou a importância das emendas para reformas e aquisição de ambulâncias. Além disso, foram abordados a demanda reprimida nas cirurgias eletivas e de exames. Na ocasião, o Cosems/RO também buscou apoio dos deputados para realização, em Porto Velho, em 2020, do Congresso Norte e Nordeste do Cosems.
FONTE: CONDECOM
Add Comment