Investigações apontam desvios de mais de R$ 8 milhões em licitações direcionadas
A Polícia Civil de Rondônia deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Kairós, na Companhai de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD.
O foco da operação é reprimir uma organização criminosa atuante em processos licitatórios da Caerd, cujo funcionamento teria amparo de servidores da autarquia, em nível de gestão, e com a finalidade obter vantagem econômica ainda que para isso tivessem que promover falsidades documentais diversas, descumprir a lei de licitações praticando o fracionamento de despesa, fraudando o enquadramento e publicidade do certame, terceirização da atividade fim, induzindo o resultado da licitação, dentre outros.
A investigação teve início em julho de 2015 e desde então foram produzidas provas que comprovaram a existência e atuação desse grupo criminoso e que culminou na operação de hoje, com um total de 11 investigados principais.
Durante a investigação se verificou que outros procedimentos licitatórios apresentavam o mesmo modus operandi,daí a necessidade de ampliar a apuração para dimensionar o tamanho do esquema criminoso. Veja quem foram os alvos:
Buscas da Operação Kairós
Residência de Elias B. Dias
Escritório de Contabilidade de Elias B. Dias
Residência de Edmar Ferreira de Sena
Escritório de Contabilidade de Edmar Ferreira de Sena
Construtora Raíssa – Responsável pela manutenção comercial do abastecimento de água em Cujubim, Ariquemes, Rio Crespo, Alto Paraíso, Monte Negro, Cacaulância, Jaru, Theobroma, Machadinho e Vale do Anari.
Pontal Construções e Material de Construção – execução da rede de ampliação em Guajará-Mirim, Ouro Preto, Porto Velho e Machadinho.
Foram afastados/sofreram buscas
América Maria Ruiz de Lima Verde Ferreira
Aurilene Ferreira da Silva Coelho
Sérgio Augusto Portocarrero Ramos
Landoaldo Teles Novais
Rosinete Gomes Nepomuceno Sena
Mária de Fátima Gomes de Oliveira Marques
Wilson Pereira Lopes
Elias Barboza Dias
Fonte: PainelPolitico
Add Comment