O futuro é sempre o presente em andamento. “Nunca o futuro esteve tão presente, como em nossa época. Se não tivemos, ainda, uma invasão de marcianos, tivemos, vê-se, uma invasão de profetas, que procuram decifrar o futuro ou antecipá-lo, com muitas elucubrações” (João de Scantimburgo).
PORTO VELHO SERÁ SEDE DA 22ª REUNIÃO DO RTC
Anunciado que, nos dias 6 e 7 de abril, Porto Velho vai receber a 22ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (RTC) que reúne os representantes dos órgãos de controle interno dos estados, do Distrito Federal e capitais, além de assessores técnicos e palestrantes. A Controladoria Geral do Estado (CGE) é a responsável pela organização do evento e, segundo o controlador geral, Francisco Lopes Netto “Já está decidido que as reuniões técnicas serão realizadas das 9h30 às 18h, nos dois dias”. A escolha de Porto Velho como sede da reunião aconteceu durante a 21ª RTC, que aconteceu em Florianópolis. E o evento é importante para Rondônia, que é membro Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Sobre o evento Lopes Netto disse que “Vamos discutir, orientar e promover a boa gestão dos recursos públicos”.
PRIMEIRO TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL
Na segunda-feira (27) um passo importante foi dado para a compensação dos danos ambientais no estado com a assinatura do primeiro Termo de Compromisso do Programa de Regularidade Ambiental (PRA) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Rondônia possui 97 mil propriedades inseridas no Cadastro de Regularização Ambiental (CAR) e a meta é chegar a 120 mil até o final deste ano, porém, estima-se que cerca de 80% terão que fazer recuperação de áreas degradadas. Segundo o coordenador do CAR, Arquimedes Longo, ‘‘Só tem dois estados brasileiros que conseguiram fazer isso: Mato Grosso e o Acre. Rondônia é o terceiro que consegue fazer a regularização ambiental’’. Segundo o secretário Vilson de Salles, “Há todo um esforço para se avançar na regularidade ambiental do estado’’, disse. A primeira propriedade a participar do Termo de Compromisso está localizada no município de Chupinguaia.
FIEAM LANÇA PROGRAMA DE QUALIDADE
Buscando contribuir para competitividade das organizações públicas e privadas do Amazonas, através de métodos e ferramentas da qualidade e excelência em processo e gestão, a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) lançou o PQA 2017 (Programa Qualidade Amazonas 2017). Na sua 26ª edição, a programação de lançamento do edital contou com palestras que destacam o cenário econômico atual do país e a necessidade de melhoria para a otimização dos recursos. Presentes no evento, a Ouvidora da Suframa, Márcia Álamo; o Comandante do 9° Distrito Naval, vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht; o Comandante da 12° Região Militar, General de Divisão Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio; o presidente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins e o Secretário-Executivo de Educação, Raimundo Ataíde Picanço. O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, afirmou que o programa tem funcionado como um indicador do nível de experiência das organizações privadas e públicas. Já a coordenadora do programa, Erlen Montefusco, destacou que a recessão cria a oportunidade de reavaliar metodologias, otimizar operações e recursos, e implantar a qualidade para obter diferencial e ser competitivo.
SAFRA DE SOJA PODE ATINGIR 111 MILHÕES DE TONELADAS
A nova estimativa consultoria Agroconsult é de que a safra de soja 2016/17 do Brasil deve atingir um recorde de cerca de 111 milhões de toneladas e que pode ser ainda maior,caso as condições climáticas sigam favoráveis nos Estados do Norte/Nordeste (Matopiba) e Rio Grande do Sul. A projeção é significativa na comparação com a estimativa anterior da consultoria, de 107,8 milhões de toneladas, em meados do mês passado. A nova estimativa representa um crescimento de mais de 15 milhões de toneladas na comparação com a produção da safra passada do Brasil, o maior exportador da oleaginosa.
CRIADO GRUPO DE TRABALHO PARA A ROTA FERROVIÁRIA BIOCEÂNICA
Na última quarta-feira (22/3), em La Paz, Bolívia, representantes dos governos do Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai decidiram criar um grupo de trabalho para propor caminhos que tornem realidade a criação da Rota Ferroviária Bioceânica, que pode intensificar a interação comercial destes países com os mercados mundiais. Segundo o secretário de Políticas Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, que chefiou a comitiva brasileira, “O governo apóia estudos mais detalhados que demonstrem a importância do corredor ferroviário e que contribuam para sua concretização”. O Corredor Ferroviário Bioceânico Central permitirá a integração ferroviária entre Brasil, Bolívia e Peru, ligando os portos de Santos, no Oceano Atlântico, ao de Ilo, no Pacífico. É considerado um dos maiores projetos de infraestrutura ferroviária da região central da América Latina, com mais de 3.700 quilômetros de extensão. A delegação brasileira também participou de reunião bilateral com uma delegação alemã composta de representantes do governo, organismos de fomento, e setor privado com interesse em financiar o projeto.
Add Comment