Evento será realizado na próxima terça (17), em Cacoal
O município de Cacoal, em Rondônia, vai sediar o “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro” da região Norte, na próxima terça (17), para debater os custos de produção do café robusta.
O evento é uma iniciativa da CNA, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon). Para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever no link: https://cnabrasil.org.br/campofuturo2024 .
A programação do circuito terá início às 8h e inclui palestras sobre gestão de custos de produção e perspectivas do mercado de café robusta, oportunidades para exportação, nutrição e aumento de produtividade e pós-colheita e valorização do café.
Os palestrantes convidados são o pesquisador da Embrapa, Enrique Alves, o produtor e CEO do Café Canindé, Marcelo Lopes, o consultor de Safras e Mercados, Gil Barabach, a consultora ATeG e exportação da CNA, Daiane Rodrigues, o professor e pesquisador Jairo Dias, e o coordenador operacional do CIM/UFLA, Matheus Mangia.
A assessora técnica da CNA, Larissa Mouro, informou que o levantamento de custo de produção do café robusta amazônico apontou que cerca de 24% do Custo Operacional Efetivo (COE) está relacionado aos custos com insumos, sendo os fertilizantes os mais representativos, 14%.
“O gasto com mão de obra também chama atenção e foi responsável por 24% do COE. Os produtores sinalizaram a necessidade da contratação de trabalhadores safristas para a época de colheita, que é realizada de forma manual”, disse Larissa.
Levando em consideração o custo de produção e o preço da saca do café robusta amazônico, seriam necessárias cerca de 55 sacas por hectare para saldar o custo total da atividade.
Clique aqui e inscreva-se.
Circuito de Resultados do Campo Futuro do Norte
Data: 17 de setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Selva Park – Cacoal (RO)
FONTE: ASSESSORIA CNA BRASIL
Add Comment