É verdade, seu Sigmund. É assim mesmo. “A popularização leva à aceitação superficial sem estudo sério. As pessoas apenas repetem as frases que aprendem no teatro ou na imprensa. Pensam compreender algo da psicanálise porque brincam com seu jargão” (Sigmund Freud).
CEARO- CONGRESSO ESTADUAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE RONDÔNIA
Recebi a comunicação do Antônio Almeida, engenheiro de pesca coordenador do evento, sobre a realização do CEARO-Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia, que acontece no período de 10 a 14 de junho próximo, com realização do Instituto Nélio Alencar e da Capacitar-Consultoria e Soluções Ltda tendo sua abertura prevista para ser feita no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho. Inscrições e mais informações no site www.cearo.com.br.
RONDÔNIA RURAL SHOW BATE RECORDE DE PÚBLICO E DE NEGÓCIOS
O sucesso da 11ª Rondônia Rural Show Internacional foi comprovado pelo anúncio do Governo de Rondônia que divulgou que a feira bateu recorde de movimentação econômica em negócios, e também de visitantes. Este ano, o o tema ‘‘Agricultura da Amazônia’’ procurou o apresentar as cadeias produtivas sustentáveis, com produtos premiados nacionalmente. Assim se conseguiu superar os R$ 3,5 bilhões em negócios movimentados em 2023, e número de público, que registrou 265 mil visitantes no ano passado. Dados divulgados pelo governador apontam que os negócios alcançaram R$ 4,4 bilhões e público foi de mais de 276 mil visitantes. Isto mostrou a pujança da feira, bem como a força do agro na economia do estado.
PROJETO DA 1ª EXPOTURISMO FOI APRESENTADO AO CORPO DE BOMBEIROS
Estiveram, nesta segunda-feira (27) com o Comandante dos Bombeiros em Rondônia, Nivaldo Azevedo, a Diretora da Fecomércio-RO, Mariana Scheffer, a Secretária do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade de Rondônia (Conetur), Camila Canova, a Consultora Executiva da Fecomércio-RO, Cileide Macedoe a assessora Vera Motomia para apresentar o Projeto da 1ª. ExpoTurismo, que será realizada pelo Instituto Fecomércio com o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de Rondônia (Sedec), e Superintendência Estadual de Turismo (Setur), entre os dias 4 a 6 de julho, no Ginásio do Sesi, em Porto Velho.
GUARANÁ TUCHAUA HOMENAGEIA TORCIDA DOS BOIS CAPRICHOSO E GARANTIDO
Como é de amplo conhecimento público, a Coca-Cola Brasil foi pioneira, em 1995, em apoiar o Festival de Parintins, investindo recursos para sua realização e mantém uma parceria histórica há quase três décadas com o Festival e as torcidas dos dois bois. Nos últimos dez anos, mais de R$ 30 milhões foram investidos no Festival. Este ano, em comemoração ao Festival Folclórico de Parintins, o Guaraná Tuchaua, marca do portfólio do Sistema Coca-Cola, uma representante legítima da cultura amazonense, está lançando latas em homenagem as “galeras” – torcidas dos Bois Caprichoso e Garantido. Com o tema “O Guaraná da Galera”, a campanha traz as cores azul e vermelha colorindo as latinhas comemorativas que também têm os elementos da Amazônia como protagonistas. As galeras são consideradas a alma da festa de Parintins – o público fica responsável por animar as arquibancadas, engajar, comentar e fazer o festival acontecer. Avaliadas pela alegria, sincronia, garra e empolgação, as galeras ganham essa homenagem da marca por meio da campanha assinada pela agência maranhense Maximize. O lançamento oficial acontece no sábado (25), no Arena Planeta Boi, evento que apresenta o grandioso espetáculo do Caprichoso e Garantido para o público na capital amazonense. Para com Luciano de Oliveira Gomes, diretor regional da Solar Coca-Cola, o objetivo da empresa é fazer com que o Tuchaua seja reconhecido como o guaraná das galeras. “O Guaraná Tuchaua faz parte de tudo que é do Norte e não poderia ficar de fora de uma das maiores manifestações culturais do país, que é o Festival de Parintins”.
BANCO DA AMAZÔNIA REGISTRA CRESCIMENTO DE MAIS DE 20% DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Com um aumento de 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado, no 1º trimestre de 2024, o Banco da Amazônia alcançou um patrimônio líquido de R$ 5,9 bilhões. A instituição também se destaca na concessão de crédito responsável e soluções eficazes, com um crescimento de 8,5% (R$ 51,5 bilhões) na carteira de crédito e de 29,1% nas receitas provenientes de operações de crédito, em comparação com o 1º trimestre de 2023. A instituição também ampliou sua atuação no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em 46,5% em relação ao mesmo período de 2023, o que resultou em contratações no valor de R$ 204 milhões. Com isto o Banco da Amazônia registrou um lucro líquido de R$ 206,8 milhões, uma redução de 27,9%. No entanto, as receitas de intermediação financeira aumentaram em 18,7%, ultrapassando o R$ 1 bilhão, em razão das operações de crédito e dos resultados positivos de títulos de renda fixa. O ROAE (razão entre o lucro líquido do exercício e a média do patrimônio líquido) foi de 23,5%. Ao final do primeiro trimestre de 2024, o Índice de Basileia atingiu 13,3%, uma melhoria de 0,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo Luiz Lessa, presidente do Banco da Amazônia, “Os resultados do 1º trimestre do ano vieram dentro do esperado e mantivemos nosso direcional estratégico. É nosso dever contribuir para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, e o Banco da Amazônia tem papel fundamental nesse processo”.
Por Silvio Persivo
Add Comment