Ação integrada entre as forças policiais tem atuado forte no combate à criminalidade em todo Estado
Rondônia volta ao cenário nacional de forma positiva ao apresentar queda no índice de número de assassinatos, segundo levantamento apresentado no Monitor da Violência, pontuado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados foram divulgados com base no painel da segurança pública de Rondônia. Diferente de anos anteriores, a taxa de criminalidade no Estado teve redução significativa no número de assassinatos, – 21,6 % se comparado a este mesmo período em 2022, entre janeiro e março.
Essa baixa é fortalece nitidamente as ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, com investimento no setor e medidas que cada vez mais promovam a integração entre os órgãos de segurança, aprimorando a troca de informações, bem como também a coordenação de ações.
Conforme pontuado pela Sesdec, estão sendo desenvolvidas estratégias de policiamento comunitário, que fortalecem a relação de confiança entre a população e as forças de segurança, aumentando a eficácia na prevenção e repressão ao crime.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a importância de todo o trabalho desenvolvido, com fortalecimento das forças de segurança. “Os resultados dessas medidas aplicadas pela Segurança Pública refletem na diminuição expressiva dos índices de violência em nosso Estado. Essa redução representa mais do que números estatísticos, é a transformação de vidas, o resgate da sensação de segurança e a construção de um futuro promissor para todos os rondonienses”, afirmou.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital ressaltou a expressiva baixa nos números. “A segurança pública de Rondônia está trabalhando, seguindo todo o planejamento fortalecido pelo Governo de Rondônia. O resultado é visível e sentido pela população, isso mostra que estamos no caminho certo”, explicou.
FORTALECIMENTO
O programa CIDADE SEGURA colocado em prática pela Sesdec tem vários eixos de atuação, entre eles:
– Operação Máximus, visa coibir o furto e o roubo, bem como os crimes contra a vida;
– Operação Disque Silêncio, para averiguação de crimes de perturbação do sossego;
– Operação Reforço Policial, visa diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento às solicitações, através do telefone 190;
– Operação Visibilidade, busca trazer sensação de segurança à sociedade, com pontos fixos em cruzamentos com grande fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento;
– Operação Fio Desencapado, que busca inibir o mercado ilícito de cobre na Capital, bem como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias, atuando diretamente nas empresas que compram esses materiais.
Os resultados dessa abordagem abrangente, realizada pelas forças policiais do Estado estão refletidos na diminuição expressiva dos índices de violência. As ações realizadas trouxeram reflexo positivo. Conforme o relatório, Rondônia é apontado como o quarto Estado com maior queda no índice de assassinatos do país e o segundo da região Norte.
OPERAÇÕES DA CIVIL
A Polícia Civil realizou mais de 90 operações somente no primeiro quadrimestre do ano, com a apreensão de mais de 100 armas de fogo e mais de 700 quilos de entorpecentes, além do cumprimento de mandados de busca e prisões em todo o Estado.
INVESTIMENTOS
Foram investidos em armamentos e equipamento de proteção individual para operações em campo, drones, coletes e a blindagem de três viaturas da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – Core, totalizando milhões em investimento para a segurança da população rondoniense.
O Governo de Rondônia reforça o serviço de monitoramento e inteligência, além de investimento em diversas áreas, visando o enfrentamento da criminalidade. Desde 2019, já foram adquiridos equipamentos e materiais balísticos para a Polícia Militar de Rondônia – PMRO e Polícia Civil PCRO, como: armamentos, projéteis não letais, cartuchos, lançadores calibre 40 milímetros e, a renovação na frota de viaturas de todas as forças policiais do Estado, somados à valorização profissional dos policiais.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment