Pontuação mínima para escapar do rebaixamento é de 43 pontos, diz matemático
A matemática já não é tão cruel com o Vasco na luta para fugir do rebaixamento. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, em São Paulo, o risco de queda diminuiu, segundo o matemático Tristão Garcia. De acordo com seus cálculos, o risco agora é de 84%, contra os 96% da rodada anterior. De acordo com os cálculos dele, a pontuação mínima para se livrar da queda é de 43 pontos. O Vasco tem 33 e ainda vai disputar 12. Precisará de três vitórias e um empate nos quatro jogos restantes.
— O Vasco fez um resultado incrível. Venceu fora de casa e ainda contou com os demais resultados da rodada. A pontuação é 43 pontos. Um ponto a menos será possível escapar. Menos que isso será preciso fazer muitas contas — disse Tristão.
Na comparação com os rivais, os números são bem próximos. Novo lanterna, o Joinville tem 94% de risco de queda. O Coritiba e o Goiás, que estão à frente do Vasco na zona de rebaixamento, têm 69% e 60% de risco, respectivamente. Fora do Z-4, Avaí tem 54% e o Figueirense, 39%
— A projeção para a próxima rodada será mais detalhada. A Chapecoense e o Fluminense já se livraram do rebaixamento — explicou.
Na briga pela Libertadores, o Flamengo tem apenas 1% de chance de classificação. Da Ponte Preta, 8ª colocada, ao Santos, 3º na tabela, a disputa segue acirrada. O Atlético-MG, com a vitória sobre o Figueirense, garantiu vaga na competição.
Confira as probabilidades feitas por Tristão Garcia:
REBAIXAMENTO
Joinville 94%
Vasco 84%
PUBLICIDADE
Coritiba 69%
Goiás 60%
Avaí 54%
Figueirense 39%
LIBERTADORES
Grêmio 96%
Santos 48%
São Paulo 22%
Internacional 21%
Sport 7%
Ponte Preta 3%
PUBLICIDADE
Palmeiras 1%
Cruzeiro 1%
Flamengo 1%
Fonte: oglobo
Add Comment