Esporte

Rei do Rio, Renato faz 55 anos em casa e em melhor fase: “Gênio não comemora”

Na busca pelos títulos do Brasileirão e Libertadores, técnico vive grande fase da carreira e se consolida como treinador. Contra o Vasco, neste sábado, deve escalar time misto

sábado dará motivos para Renato Gaúcho comemorar seja lá qual for o resultado do jogo do Grêmio com o Vasco, às 18h deste sábado, em um São Januário sem público nas arquibancadas. Mas é evidente que um treinador acostumado aos títulos na época de jogador não vai sossegar se não passar o dia dos seus 55 anos com uma vitória. Mais do que nunca, estará em casa no Rio de Janeiro, perto da família, e em alta no Tricolor.

A cada dia que passa, Renato é mais idolatrado no Tricolor. Isso também não é novidade. Mas os bons resultados consolidaram a figura do ídolo antes em campo agora como treinador. Em seu melhor momento no comando de um time, ganha elogios por sua capacidade de gerenciar o grupo e montar estratégias para as partidas. Sua carcaça ajuda, mas a avaliação feita em cima de suas atribuições como treinador estão cada vez mais positivas.

Renato brinca e aponta para Gávea: Renato brinca e aponta para Gávea:

Renato brinca e aponta para Gávea: “Um dos meus palcos” (Foto: Reprodução/Fernando Rech/RBS TV)

Na entrevista coletiva desta quinta-feira, foi perguntado sobre o bom retrospecto do Grêmio no Rio de Janeiro neste ano. Venceu o Fluminense duas vezes no Maracanã e o Flamengo na Ilha do Urubu, enquanto perdeu para o Botafogo com time reserva no Engenhão. Também venceu o Fogão e o Vasco em Porto Alegre. E perdeu para o Flamengo no Mané Garrincha, em Brasília, pela Primeira Liga. Na pergunta, foi citado o título de “Rei do Rio”.

– Sobre isso, (Rei do Rio), não tenha dúvida. O Grêmio tem se dado bem no Rio de Janeiro, mas é outro jogo. É outro adversário, é o Vasco, não jogamos ainda esse ano lá, depois temos o Botafogo pela Libertadores. É bom, claro, jogamos e ganhamos, perdemos com time diferente para o Botafogo, mas é outra situação. Jogo muito importante para gente e para o Vasco, que está em situação um pouco delicada. E depois é Libertadores. Não temos que ficar nos pegando no passado. Cada jogo é um jogo. Esperamos que o Grêmio continue acumulando os pontos, mas não vai ser nada fácil – disse na entrevista.

O rótulo de Rei do Rio já pertence a Renato há mais de duas décadas. O então atacante, ídolo eterno gremista pelos gols do Mundial em 83, tomou para si a majestade do Rio de Janeiro nos idos de 1995, após marcar o histórico gol de barriga para dar o título carioca ao Fluminense, justamente contra o Flamengo. No dia seguinte, foi vestiu-se para O Globo como tal: roupa de rei, com direito a coroa e cetro.

RENATO EM 2017

  • 53 jogos (sem Ceará e Cruzeiro, pela Primeira Liga)
  • 31 vitórias
  • 12 empates
  • 10 derrotas
  • 97 gols feitos
  • 43 gols sofridos
  • Aproveitamento: 66%

Neste sábado, comemora 55 anos em sua fase mais madura. Em entrevistas coletivas, evita declarações polêmicas. Recentemente, por exemplo, falou que o Corinthians “despencaria” no segundo turno. Na entrevista seguinte, pediu desculpas e disse que não usou o termo correto.É um dos exemplos das pontuais mudanças de um Renato em busca do seu objetivo de sempre: ser campeão.

Ao mesmo tempo, não perde o lado folcórico e brincalhão. Na sexta-feira, brincou sobre o aniversário quando foi questionado por Glauco Pasa, da RBS TV:

– Comemorar o quê? Não sei o que você está falando. Gênio não comemora – brincou, já na porta, deixando a sala de entrevistas da Gávea.

Renato faz gelo no joelho e fica fora de rachão (Foto: Reprodução/Fernando Rech/RBS TV)

Renato faz gelo no joelho e fica fora de rachão (Foto: Reprodução/Fernando Rech/RBS TV)

O bom humor ele não perde nunca. No treino desta sexta-feira, na sede do Flamengo na Gávea, tratou dores no joelho direito. Ficou com uma proteção e gelo no local e não participou do recreativo. Questionado se seria “dúvida” para o jogo, de brincadeira, também fez uma frase de efeito.

– Nunca sou dúvida, jogava de cadeira de rodas, não vou jogar com gelinho no joelho? E aqui (Gávea) foi um dos meus palcos – apontou.

O jogo deste sábado, porém, não dará a chance para Renato brilhar na frente da família. A partida será disputada com portões fechados em São Januário, já que o Vasco foi punido pelas confusões no estádio. O time gremista deve ser misto. Não terá Luan em campo, com edema muscular. Pelo indicado durante a semana, também não jogam Marcelo Grohe, Edílson e Ramiro. Mas, como diz Renato, a equipe sai uma hora antes da partida.

VASCO X GRÊMIO – 23ª RODADA – BRASILEIRÃO

  • Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Data: sábado (09/09), às 18h
  • Provável Grêmio: Grohe (Paulo Victor); Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Fernandinho, Beto da Silva (Arroyo) e Arroyo (Leonardo, Kaio); Barrios (Everton).
  • Desfalques: Luan, Maicon, Marcelo Oliveira, Douglas
  • Pendurados: Kannemann e Bressan
  • Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jader Rocha e Raphael Rezende)
  • Arbitragem: Heber Roberto Lopes, auxiliado por Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes, todos de SC.

Fonte: Globo Esporte

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com