Também não se precisa de tantas curvas. “Não há caminhos retos no mundo” (Mao Tse-Tung).
INICIATIVA INÉDITA DE TREINAMENTO DE NOVOS SERVIDORES
Não posso deixar de anotar e parabenizar o secretário de saúde, Williames Pimentel, pela iniciativa inédita de, dentro de um planejamento que visa melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento da Secretária de Saúde do Estado, preparar uma recepção dos 711 novos servidores, com uma ação inédita, denominada de Treinamento Introdutório, que procura adequar as competências dos profissionais aos objetivos da instituição. Assim, os novos servidores passam por dois dias de imersão com metodologia que incorpora teoria e prática sobre os temas: Gestão de pessoas no SUS, segurança do paciente, Infecção hospitalar e segurança do trabalhador, tendo como foco a gestão da qualidade dos serviços de saúde, onde a assistência à saúde de qualidade é um direito do indivíduo e os serviços de saúde devem oferecer uma atenção que seja efetiva, eficiente, segura. Meus parabéns também aos profissionais que ministraram a Segurança do Paciente, por um time de profissionais de excelência nas suas áreas de atuação como, são a Dra Andreia (HBAP), Enf. Alcione (HICD), Dra. Antonieta (HICD), Dr Enf. Cristiane (HPSJP II) Horácio Tamada (HBAP), Enf. Patricia (HBAP), Enf. Rosa(Cemetron), Enf. Sandra (Cemetron), Enf. Tatiana Tomoe(HBAP), Vanessa Ekazi, (Diretora VISA/RO), Neucila Baratto (Diretora RH SESAU) e os engenheiros Allan e Priscilla. Sem dúvida faz muita diferença o novo servidor ter uma visão de seu papel e de sua importância na melhoria da saúde pública.
O NÓ DO SANEAMENTO BÁSICO
O saneamento básico, um indicador essencial para mensurar a qualidade de vida da população, possui uma relação direta com a saúde pública, daí, a precariedade da saúde nas maiores cidades de Rondônia e o fato de que nosso estado se encontre entre os piores com falta de saneamento no país. Não é um problema somente nosso, pois, quais há uma grande deficiência no tratamento de água e esgoto no Acre, Amazonas, Pará, Piauí e Maranhão, ou seja, o Norte e o Nordeste se destacam negativamente, mas, o pior é que não se vê solução no curto prazo, vide o caso de Porto Velho, que se destaca por ser uma das piores situações e, entre as capitais, sem dúvida, a que, praticamente, não possui saneamento. A questão se torna mais complicada ainda porque, com o quadro recessivo que o país enfrenta, os recursos para o setor tem minguado nos últimos dois anos e nada avança. Enfim, apesar de se falar muito, e faz muito tempo, sobre o tema, não se vê progresso na solução do problema. Isto, é claro, aumenta os custos e dificulta a solução dos problemas de saúde do nosso estado.
EURO TOURINHO FOI ENTREVISTADO NA HORA DO POVO
O nosso diretor Euro Tourinho esteve na quarta-feira (27) no programa de Maurício Calixto, A Hora do Povo, na rádio Rondônia, falando sobre o fechamento do Alto Madeira e rememorando a história do jornal, de Porto Velho e de Rondônia. Recebeu justa homenagem pelo legado do jornal que, ele faz questão de frisar tem todo seu acervo disponível para quem quiser saber da história de Rondônia através da Biblioteca Nacional. Euro tem sido, ultimamente, extremamente assediado para depoimentos e entrevistas. É, sem favor algum, o personalidade viva mais importante do Estado e mais famosa depois de Rondon.
INSPIRAÇÕES VERSATILIZADAS
Por falar em Euro Tourinho, este, quando esteve, recentemente, em Capanema, no Estado do Pará, recebeu do escritor Paulo Vasconcellos o seu livro “Inspirações Versatilizadas” que, por meio de uma série de personagens, entre os quais o singular “Paçoca”, canta sua aldeia com um forte amor expresso por sua gente, sua história, sua paisagem. São, de fato, inspirações versatilizadas, de vez que não somente o autor nos brinda com uma variedade de temas e prismas como consegue a façanha de escrever de uma forma coloquial sem perder a beleza e nos brindando com toques de poesia e, de quebra, uma imaginação que nos deixa, ao fim da leitura, com gosto de quero mais.
DICA PARA QUEM GOSTA DE COMIDA E MÚSICA DE QUALIDADE
Não sei quem vai tocar hoje, mas, possivelmente, estará por lá a notável dupla Baaribu e Paulinho Batera, porém, a música por lá é sempre de excelente qualidade, de forma que a dica é convidar seus amigos para uma noite que promete boa comida, música e diversão na Alk Distribuidora & Conveniência, na Av. Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, 6040, no início da chamada Estrada da Penal. Nem falo das especialidades saborosas da casa, como saltenhas, charutos, panquecas e kaftas, mas, sim da promoção do balde de cervejas long neck por um precinho especial. E o atendimento tem ainda a gentileza que a equipe herda da Cristhina Casara, uma grande dama.
WORKSHOP DE TURISMO EM MANAUS
Aconteceu ontem (28) em comemoração à Semana do Turismo, que teve início no dia 25 e encerra-se no dia 30 deste mês, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus (Manauscult) a 8º edição de Workshop de Turismo. No Les Artistes Café Teatro o evento promoveu palestras e mesa-redonda com discussões voltadas para a área de negócios e turismo, com mais de uma centena de pessoas, entre estudantes de turismo, turismólogos e operadores do trade de Turismo e o público em geral.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o evento “É uma iniciativa que permite o debate e a troca de ideias para melhor organização do setor”. Na ocasião foi realizado o lançamento do livro “Segredos da Floresta”, de Josafat Barbosa.
JORNALISMO ESTÁ DIFERENTE
Na atualidade são milhões de brasileiros que usam o Facebook, LinkedIn e Twitter para saber o que acontece. Com isto, os jornais e revistas, para sobreviver, precisam investir cada vez mais em conteúdo para estes canais, como forma de criar novas oportunidades de faturamento. O relatório Reuters Institute News Digital 2017 mostrou que 66% dos brasileiros usam as redes sociais para ler notícias e 60% confiam no que foi publicado nelas. Uma coisa é certa, a partir desta nova realidade, o jornalismo deixou de ter hora. Agora tem que ser feito 24 horas por dia.
Add Comment