Real Madrid e Atlético de Madrid alimentam uma rivalidade natural na capital espanhola, mas temperam a história com confrontos recentes, principalmente o da final da Liga dos Campeões da temporada 2013/14, quando os merengues conquistaram a taça de maneira emocionante. Nesta quarta, o mesmo Real carimbou o passaporte para Milão, local da decisão do dia 28 de maio, justamente contra o Atlético, de Diego Simeone. Quando a bola rolar na Itália será apenas a sexta vez que duas equipes repetem uma final da mais importante competição de clubes do continente europeu.
O primeiro confronto a se repetir também envolve o Real. Os merengues conquistaram duas taças contra o Reims, nas temporadas 1955/56 – primeira edição do torneio – e 1958/59. Na final de 1962/63, em Wembley, o Milan chegou primeiro título diante do Benfica, decisão que se repetiu em 1989/90, também com os italianos campeões.
Ajax e Juventus carregam um histórico de rivalidade na competição europeia. Foram duas finais, com um título para cada lado: em 1972/73, para um público de mais de 93 mil torcedores em Belgrado, os holandeses saíram de campo com uma vitória por 1 a 0; em casa na temporada 1995/96, a “Velha Senhora” deu o troco e levou o título na decisão por pênaltis.
No século 21, dois confrontos ficaram marcados na cabeça dos torcedores. Milan e Liverpool fizeram grandes finais: na edição de 2004/05, Shevchenko desperdiçou a cobrança de pênalti que consagrou os ingleses; duas temporadas depois, melhor para os italianos, que garantiram a taça com dois de Inzaghi. Barcelona e Manchester United também decidiram duas vezes a Champions, mas os espanhóis não deram chances aos Red Devils e ficou com os dois títulos (2008/09 e 2010/11).
Add Comment