Quatro meses após a reabertura parcial das agências da Previdência Social, quase um terço delas (31,2%) permanecem fechadas. De acordo com o mapa divulgado pelo INSS para informar quais unidades estão em funcionamento, essas agências estão “em adequação” para atender aos protocolos sanitários exigidos em razão da pandemia de Covid-19.
Até o momento, de um total 1.525 agências, 1.073 estão abertas. No estado do Rio, das 100 unidades, 64 foram reabertas. A lista completa pode ser conferida por meio do site covid.inss.gov.br.
O atendimento presencial está sendo feito exclusivamente para os segurados que fizerem o agendamento por meio do site ou aplicativo do Meu INSS ou pela Central 135. Os chamados atendimentos espontâneos, isto é, de segurados não agendados, não estão acontecendo.
Na data agendada, é importante que o cidadão compareça com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos.
Como agendar o atendimento presencial
1) Acesse o app Meu INSS, informando login e senha
2) No menu inicial, selecione “Agendamentos/Solicitações”
3) Em seguida, clique em “Novo Requerimento”
4) Escolha o serviço desejado. Por exemplo, se for aposentadoria, selecione a opção “Aposentadorias e CTC e Pecúlio” e em seguida o tipo de aposentadoria (por idade urbana, rural, por tempo de contribuição etc).
5) Na próxima tela, leia com atenção os dados cadastrais e suas informações de contato. Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.
6) Caso seja possível realizar o serviço à distância, o aplicativo exibirá a mensagem com essa recomendação. Toque em “Avançar” para continuar com o atendimento presencial do INSS e, na tela seguinte, aperte mais uma vez “Avançar”.
7) Informe sua localização e clique em “consultar” para verificar as agências próximas da sua casa. Selecione a agência de seu interesse e o horário, entre as opções disponibilizadas pelo aplicativo. Em seguida, confirme a marcação.
FONTE: EXTRA
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