O exame será aplicado em todo o território nacional, em 611 municípios, e em 18 cidades de outros países
2.973.375 pessoas farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste domingo (25/8). A quantidade de inscritos é 75% maior do que a de 2018, que teve 1.695.607 participantes. Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no início de junho. No Distrito Federal, o número de inscritos é de 100.489.
Desde 2017, a prova passou a ter a função de emitir o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta. O exame será aplicado em todo o território nacional, em 611 municípios, e em 18 cidades de outros países. A prova no exterior será em 15 de setembro.
O MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aconselha que os estudantes consultem com antecedência o cartão de confirmação do Encceja 2019. É nele que estão as informações imprtantes como endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado e nome social, se for o caso.
O Inep pede que os interessados acessem a Página do Participante, imprima o comprovante e verifique rotas para chegar ao local com antecedência. A apresentação do comprovante de inscrição no dia da prova não é obrigatória, mas pode ajudar o candidato a se localizar e agilizar a chegada até o local de aplicação. O participante deve levar um documento de identificação válido, como RG e carteira nacional de habilitação (CNH).
Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar das 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília. Segundo o Inep, 78% das inscrições foram para a prova que emite o certificado de conclusão do ensino médio e 21,6% para conseguir a certificação do ensino fundamental. Dos inscritos, 1.540.802 são mulheres (51,82%) e 1.432.573 (48,18%) são homens.
A maior parte das pessoas que farão o exame tem entre 31 e 59 anos (39%) e entre 21 e 30 anos (38,7%). São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os três estados com o maior número de participantes, tanto no ensino fundamental como no médio. De acordo com dados do MEC, o índice de aprovação para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio foi de 20,8% em 2017 e subiu para 36% em 2018.
Falta no dia do exame
O participante que não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Nacional 2019 e quiser realizar uma nova inscrição em 2020 deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020. A justificativa deverá ser realizada em sistema próprio, mediante a inserção de documentação comprobatória que justifique a ausência no exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais e/ou responsáveis. Caso o participante não justifique a ausência, deverá ressarcir ao Inep valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU).
FONTE: MEC
Add Comment