E há outro jeito? “Nós somos os homens insensatos, nós adaptamos o país e a civilização à nossa loucura”(Nizan Guanaes).
QUARTA REUNIÃO DO CONSÓRCIO BRASIL CENTRAL TEM COMO DESTAQUE PACTO DE SEGURANÇA
A quarta reunião do Consórcio Brasil Central, no município de Bonito (MS), foi concluída com acordos para integração interestadual na área de segurança pública e para a melhorar o ensino fundamental. O bloco, do qual Rondônia faz parte, reúne ainda os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Com o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada se estabeleceu o compromisso de integração nas ações e planejamentos entre as forças de segurança dos estados, inclusive nas áreas de inteligência e análise criminal. O acordo, além da integração das ações, busca soluções comuns para roubo de cargas, assalto a bancos, tráfico de armas, de drogas, e contra facções criminosas. A extensão das fronteiras dos estados do bloco impõem uma ação conjunta sob pena de tornar inviável a gestão de segurança estado por estado. Na área de educação, os governadores firmaram um acordo de cooperação com a Fundação Itaú, que vai capacitar profissionais da Educação para melhorar a aprendizagem de alunos. O modelo da fundação interessa ao governador Confúcio Moura, que defende a melhoria da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O sistema utiliza tablets com atividades para os estudantes. O uso de tablets já é feito em Rondônia e possibilita mais autonomia aos estudantes e professores, o que resulta em benefícios no processo educacional.
CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS ENTRAVADA
O senador Valdir Raupp visitou, no último final de semana, acompanhando o candidato a prefeito Williames Pimentel, o distrito de União Bandeirantes, que pertence a Porto Velho e defendeu a emancipação político-administrativa da região que abriga mais de 20 mil habitantes. Segundo o senador, “Há 19 anos que não se cria um município novo no Brasil, uma injustiça com distritos como União Bandeirantes, que tem um futuro promissor. Vamos continuar a luta no Congresso para que isso se torne realidade”, declarou. De fato, é preciso que se acelere e reveja a lei de criação dos municípios. Há muitos municípios que não deveriam ser, pela economia e pelo tamanho, enquanto distritos que tem amplas condições de serem municípios ficam sem ter direito à emancipação.
OFICINA DISCUTIU PROJETOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Os Estados de Rondônia e Acre uniram esforços e fizeram, na sexta-feira, 19, propostas com demandas para os projetos utilizarão os R$33 milhões de recursos do Fundo Amazônia, destinados à disseminação de tecnologias para o desenvolvimento sustentável da região. Esta ação foi realizada durante a Oficina Territorial sobre o Projeto Integrado da Amazônia, que aconteceu, nos dias 18 e 19 de agosto, na Embrapa Rondônia, em Porto Velho, com quase 100 representantes de 26 instituições governamentais e não governamentais, instituições de pesquisa e outros atores envolvidos com o setor produtivo dos dois estados. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Fábio Menezes, afirmou que “É preciso aproximar a tecnologia dos agricultores familiares, só assim poderá haver mais produção e de maneira sustentável”. Segundo ele, a oficina abriu espaço para mais parcerias entre os atores do setor produtivo da região. “Foi muito bom ver que todo o setor está focado no fortalecimento da agricultura familiar e na produção sustentável”. Para o analista de conservação do Programa Amazônia, da WWF (World Wide Found for Nature), Flávio Rodrigues a oficina cumpriu seu papel. “Foi uma metodologia muito interessante de envolvimento, troca de experiências e de construção conjunta, fatores determinantes para o sucesso da proposta para a Amazônia”.
PREVISÃO DE PIB PARA 2017 É DE CRESCIMENTO DE 1,2%
A projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante um ano, permanece em 3,20% para 2016, segundo o boletim Focus. Já, para 2017, as instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) informaram que a projeção de crescimento da economia brasileira em 2017 passou de 1,1% para 1,2%. A projeção das instituições financeiras para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida em 7,31% este ano, e caiu de 5,14% para 5,12%, em 2017.
ATKINSON DA ADOBE DISCUTE PIRATARIA EM CONGRESSO
A Adobe, desejando disseminar as boas práticas de proteção às inovações de empresas com foco nas melhores experiências do cliente e usuário final, participa do 36° Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). O evento – o maior do gênero na América Latina –, reúne, de 28 a 30 de agosto, em São Paulo, os mais renomados profissionais e executivos, nacionais e estrangeiros. Entre os participantes está Richard Atkinson, diretor Sênior Global para Conversão de Pirataria da Adobe. O executivo vem ao Brasil para debater como estratégias de negócios voltadas aos usuários são importantes para desenvolver uma relação mais equilibrada e saudável entre a empresa e seus potenciais clientes, incluindo questões relativas à segurança e vitimização do consumidor. Ele se juntará a importantes profissionais do mercado no painel intitulado “O Avanço da Pirataria no Brasil: Consequências, Estratégias & Soluções”, marcado para o segundo dia (29/08) do Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, das 17h00 às 19h00. Atkinson teve passagens pela Electronic Arts, The Walt Disney Company e Northrop Grumman antes de chegar à Adobe, em 2011. O diretor da Adobe ainda integra importantes conselhos sobre ameaça cibernética e segurança, além de ser membro do Comitê de Estratégia e Operações da Business Software Alliance (The BSA). Graduado no MIT e Art Center College of Design, Richard Atkinson traz uma interessante mistura de habilidades técnicas e de design que cobrem uma ampla variedade de assuntos. Nesta edição do Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, além das discussões relativas à pirataria, outros temas da Propriedade Intelectual – ligados a Patentes, Direito Autoral, Transferência de Tecnologia, Biotecnologia, Internet Esportes, entre outros – serão abordados em diferentes painéis.
Add Comment