O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), acreditando que a tecnologia é uma forte aliada no campo, desenvolveu, em conjunto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), uma aeronave que realiza pulverização em lavouras de forma automatizada.
O equipamento está sendo apresentado pelo PTI na edição de 2021 do Show Rural Coopavel, em Cascavel. As demonstrações de vôos estão sendo realizadas na Fly Arena.
Segundo a equipe do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI, o drone pulverizador tem a autonomia de 15 minutos e capacidade de armazenamento de cinco litros. O sistema é todo automatizado: a rota é programada no plano de vôo e o drone faz a pulverização automaticamente.
A aeronave, que está em fase final de prototipação e disponível para transferência tecnológica, foi desenvolvida por meio do projeto Smart Farm com software e hardware com tecnologia abertas.
Segundo o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, a tecnologia tem auxiliado os produtores rurais a elevar a produção com maior eficiência e sustentabilidade. “O drone é um grande mecanismo de apoio ao agricultor que, além de ter o papel de mapeamento de território pode ser utilizado para pulverização, contribui com a agricultura de precisão também pelos pequenos produtores”, afirmou.
|
Add Comment