Ação da biblioteca Francisco Meirelles visa estimular leitura e conhecimento
Um grupo de 36 crianças de ensino fundamental de uma extensão da escola Rio Madeira do bairro Nova Esperança visitou na manhã desta quarta feria (21) a prefeitura de Porto Velho, onde foi recebido pelo chefe de gabinete do prefeito dr Hildon Chaves, Breno Mendes. A ação faz parte de parceria da sala de literatura infantil biblioteca Francisco Meirelles, através da Sala de Leitura, com as escolas municipais através do projeto Visita a biblioteca.
Normalmente os estudantes vão em excursão até a biblioteca, recebendo cada um a ‘maleta viajante’, com livros, lápis e blocos de anotação, “sendo estimulados, durante sete dias, a trazerem textos ou desenhos expressando o que entenderam do material que receberam”, explica a professora Rose Rivero, responsável pelo projeto Sala de Leitura.
Segundo Rivero, além de estimular a leitura, a ação também inclui visitação a pontos históricos próximos à biblioteca, entre eles a sede da prefeitura e a catedral Sagrado Coração de Jesus, igreja matriz de Porto Velho, por exemplo. Ao final do prazo, o material é devolvido à biblioteca, que o redistribui a outras turmas.
Para Vanessa Pedraça, professora da escola Rio Madeira – extensão – que acompanha os alunos na excursão do conhecimento, “a proposta da biblioteca Francisco Meirelles é importante para estimular o hábito da leitura e a importância disso e da biblioteca como fonte de pesquisa para o conhecimento individual do estudante desde cedo e que influi na sua formação”.
A iniciativa, explica a professora Rivero, contempla crianças da pré-escola e do ensino fundamental de escolas urbanas e rurais. Há previsão de que dia 28 de julho duas turmas estarão na mesma viagem.
Fonte: Comdecom
Add Comment