A dona de casa Lozilene Lima, que todos os dias compra cinco marmitex, destacou a economia com gás e a vantagem de poder escolher o restaurante mais próximo
O programa estadual Prato Fácil, que se consolidou no Estado por ofertar refeições nutritivas às pessoas em situação vulnerável, inscritas no Cadastro Único CadÚnico, ao custo de R$ 2, em restaurantes privados, completa dois anos, no dia 17, com a expansão para 19 estabelecimentos credenciados em Porto Velho. Serão ao todo, 28 unidades na Capital, totalizando 38 com os de Ariquemes (3), Cacoal (2), Guajará-Mirim (3), Ji-Paraná (1) e Vilhena (1).
Desde 17 de maio de 2021, o programa criado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, já serviu mais de 1,5 milhão de refeições das quais 1,087 milhão na Capital, onde os atendimentos começaram, com apenas cinco restaurantes credenciados. O atendimento aos sábados, também está sendo um diferencial, pois até março deste ano acontecia apenas de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
“Nosso intuito ao criar o Prato Fácil, por meio da Seas, foi justamente oferecer comida nutritiva aos cidadãos com vulnerabilidade alimentar, a um preço simbólico em restaurantes privados, onde eles podem comer ou levar para suas casas. A ampliação deste Programa é a garantia de uma alimentação saudável para mais pessoas”, observou o governador Marcos Rocha.
“A expansão em Porto Velho foi muito importante para mim, pois moro na zona Sul. Todos os dias eu buscava o marmitex em um local distante, localizado na BR-364, e agora pego perto de casa”, comemorou o comerciário Milton Moreira, enquanto comprava quatro marmitex em um dos oito estabelecimentos credenciados.
“Nosso público-alvo está ligado diretamente aos idosos, bem como para os favorecidos do Benefício de Prestação Continuada – BPC e pessoas com renda per capita de meio salário mínimo.”, ressaltou a secretária Luana Rocha.
Pagando R$ 10, Lozilene Lima adquire diariamente cinco marmitex para ela e os quatro filhos, “Além da comida boa e com preço acessível, também economizamos com o gás, pois só faço almoço aos domingos, e como há muitas opções, procuro o mais próximo”, citou.
A dona de casa, Maria Ferreira viu no Prato Fácil a oportunidade de alimentar bem seus três filhos: um de 14 anos, outro de seis e o mais novo com 2 meses. “Passei momentos difíceis e graças a este Programa consegui alimentar meus filhos”, contou.
A organização no atendimento foi outra característica importante do Programa, salientada pelos beneficiários, em um dos restaurantes credenciados.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment