Realizado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e seus parceiros, o programa é uma estratégia do Governo Federal que visa promover o fortalecimento econômico e social de cooperativas e associações de agricultores familiares
As ações do programa Ater Mais Gestão, realizado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e seus parceiros, estão contribuindo para o fortalecimento econômico e social e para a geração de renda de empreendimentos da agricultura familiar de todo o País.
O programa é uma estratégia do Governo Federal baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), visando promover a melhoria dos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação, necessários a qualquer empreendimento. O objetivo é tornar as organizações mais eficientes e participantes nos mercados disponíveis, especialmente o institucional.
De acordo com o presidente substituto da Anater, José Maria Pimenta, já são 1.222 empreendimentos integrados ao Mais Gestão, entre associações e cooperativas, o que corresponde a cerca de 20% dos 6.500 empreendimentos habilitados com Declaração de Aptidão ao Pronaf Jurídica (DAP Jurídica) no país. “O Mais Gestão se configura como oportunidade para o aprimoramento gerencial das organizações econômicas da agricultura familiar e sua inserção no mercado”, explica.
Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados.
INTERCOOPERAÇÃO
Através do Programa Mais Gestão, fruto de convênio entre Emater/RS-Ascar e Anater, 124 cooperativas do Rio Grande do Sul estão recebendo atendimento gerencial voltado para a qualificação da gestão.
Com a assessoria técnica recebida através do programa, a Cooperativa de Agricultores e Artesãos de São Luiz Gonzaga (Cooparte) e a Cooperativa de Tucunduva (Coopervino) já estão inovando na sua gestão e iniciaram um trabalho de intercooperação que está possibilitando o fornecimento de suco de uva para a merenda de escolas da rede pública de ensino.
A presidente da Cooparte, Elizete Tonetto Budel, conta que a cooperativa possui tradição no fornecimento de produtos para a alimentação escolar de São Luiz Gonzaga, entre eles a linha de panificados, frangos e verduras. “Para ampliar a variedade de produtos fornecidos, buscamos a intercooperação da Coopervino, que fornece o suco de uva”, relata Elizete.
Segundo a presidente, a parceria foi ratificada a partir de contato inicial em reunião entre diversas cooperativas, promovida pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, em Campina das Missões, no ano de 2018. Somente neste ano, já foram fornecidos 1.500 litros de suco de uva da Coopervino.
Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a Unidade de Cooperativismo acompanha 22 cooperativas por meio do Programa Mais Gestão, que prevê 15 diferentes etapas de assessoria até novembro de 2020.
FONTE: ASSESSORIA ANATER
Add Comment