Não é raro que pessoas se aproveitem para explorar os consórcios, aplicando golpes dos mais diversos tipos. Para prevenir a população, o Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) alerta para as ocorrências mais comuns que têm prejudicado os consumidores em Rondônia, além do cuidado e atenção redobrada na hora da compra.
Morador de Porto Velho, uma das vítimas relatou o golpe que sofreu na tentativa da compra de um veículo. Ao procurar na internet, o consumidor recebeu a oferta de uma carta de crédito que permitiria a contratação de um consórcio e a aquisição do veículo. Foi solicitado o pagamento de R$ 4 mil para dar entrada no processo. O consumidor foi ao local e sentiu-se confortável para realizar o pagamento. Após alguns dias, se deu conta de que tudo não passava de um golpe.
De acordo com o coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, muitos consumidores, ao se depararem com os anúncios atrativos, procuram saber as condições de negociação. “Quando o consumidor entra em contato com o anunciante, é orientado a dar uma entrada [dinheiro], mas é necessário ter muita cautela nesse processo. É importante ter um auxílio do próprio Procon, antes de finalizar a compra ou a contratação do consórcio”, explica.
O coordenador ainda orienta ao consumidor vítima desse tipo de golpe que comunique a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor e Defraudações (Deconde). Ele esclarece que, embora seja muito difícil reverter a situação, o consumidor pode exigir o dinheiro de volta. “Havendo uma dificuldade em reaver essa quantia, é importante que o consumidor procure um advogado particular ou a Defensoria Pública para resolver o mais rápido possível”.
ALERTA
Para evitar cair nesse tipo de golpe, o Procon aconselha que, ao se deparar com preços de veículos ou imóveis muito abaixo do valor de mercado, o consumidor deve ficar atento. Assinaturas de contratos também devem ser lidos com atenção, podendo ter uma análise de um advogado de confiança. Os golpes mais aplicados que usam os consórcios de maneira equivocada, são:
- Carta de crédito contemplada;
- Consórcio não autorizado ou inexistente;
- Golpe do “contemplou, quitou”.
DENÚNCIAS
Além do procon.ro.gov.br ou do endereço consumidor.gov.br que servem ao consumidor como suporte para orientações, a denúncia pode ser feita pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (69) 98491-2986. O atendimento também acontece de forma presencial no Tudo Aqui, das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment