Agenda acontece nas zonas rural e urbana de Porto Velho até o dia 2 de março
Iniciou na quinta-feira (23), em Jaci-Paraná, a primeira pré-conferência municipal de saúde, com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde e moradores do distrito. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para avaliar a qualidade do serviço prestado na extensão do município de Porto Velho e propor diretrizes para a construção de políticas públicas na área.
Denise Limeira integrou a reunião representando a Associação Madre Teresa de Calcutá da Amazônia Ocidental (Amatec), e ressaltou que as pré-conferências contribuem para que os profissionais conheçam as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos distritos e fomentam a inclusão da comunidade na construção de políticas públicas de saúde.
“Nossa equipe se reúne para iniciar essa discussão e ter um diálogo direto com a sociedade, para defender propostas e levar ao conhecimento de toda a população a realidade e as dificuldades enfrentadas em cada um dos distritos de Porto Velho. Fazer esse encontro prévio é garantir a ampla participação e, principalmente, levar para grandes discussões de problemas dessas pequenas comunidades”.
No encontro, foram elencadas dificuldades na área da saúde, enfrentadas pelo distrito de Jaci-Paraná, com a construção de propostas que visam resolver os problemas apontados. Entre as sugestões definidas, está a garantia de educação continuada e permanente para profissionais e lideranças comunitárias sobre políticas de saúde e a realização de ações de saúde itinerantes de forma permanente no distrito.
Durante a pré-conferência foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, profissionais de saúde e representantes da comunidade responsáveis por apresentar e defender as propostas que contribuem para a melhoria do atendimento oferecido em suas localidades. Maria Luziene, eleita delegada, participou da pré-conferência como moradora de Jaci-Paraná e reforçou a importância da inclusão da população na reunião.
“Nós podemos compartilhar com os profissionais a necessidade que a comunidade tem, falar sobre os desafios na área da saúde e os principais problemas que os moradores enfrentam nos atendimentos”.
AGENDA NOS DISTRITOS
24 de fevereiro:
Nova Mutum – USF Mutum Paraná
Horário: 8h
União Bandeirantes – EMEF 03 de Dezembro
Horário: 14h
27 de fevereiro:
Nova Califórnia – EMEF. Profª Maria Jacira
Horário – 14h
28 de fevereiro:
Extrema – EMEF 13 de Maio
Horário: 14h
1 de março:
Vista Alegre do Abunã – USF Vista Alegre
Horário: 14h
2 de março:
Fortaleza do Abunã – EMEF Barão do Rio Branco
Horário: 9h
Abunã e Vila da Penha – EMEF Santa Júlia
Horário: 15h
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento reúne diversos representantes de vários segmentos sociais, para debater a construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, além de estabelecer diálogos diretos com a população acerca do serviço de saúde.
A 10ª Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 30 e 31 de março, no auditório do Centro Universitário São Lucas, campus II, localizado na Rua João Goulart, número 666, bairro Mato Grosso.
Conforme a Resolução N° 680 do Conselho Nacional de Saúde, os eixos temáticos que devem ser trabalhados na 10° CMS são: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment