O grupo foi criado para reivindicar direitos de filhos portadores de deficiência
A primeira-dama do Município de Porto Velho, Ieda Chaves, e o secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques, receberam na manhã desta sexta-feira,11, uma comissão formada por representantes do movimento “Mães Coragem”, um grupo criado para reivindicar direitos de filhos portadores de deficiência.
As mães falaram das dificuldades que enfrentam com seus filhos e pediram apoio para que haja um maior suporte na rede municipal de educação. “É difícil para nós, mães, termos que nos deslocar até uma escola onde existe estrutura para atender nossos filhos. Nosso sonho é que em todas as unidades tivessem essa estrutura necessária. Essa é nossa luta”, disse Flaviana Barros.
O secretário Marcos Marques explicou que desde a criação da Lei de Inclusão (13.146/2015), a rede municipal de ensino passou a receber uma demanda grande e a prefeitura vem buscando atender todos esses alunos. Hoje são 1300 crianças devidamente matriculadas com todos os tipos de deficiência, seja visual, auditiva, física, intelectual, DTH e outras.
Salas multifuncionais
A rede possui 48 salas multifuncionais contendo todos os recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos capazes de potencializar o processo de escolarização desses alunos, eliminando barreiras para sua plena participação no ambiente escolar e social. Porém, não são suficientes segundo o secretário, que destacou ainda a dificuldade com pessoal especializado para atender essas crianças.
“Esses alunos estudam em salas comuns, com outras crianças que não tem deficiência, um trabalho de inclusão importante para a socialização deles porém, no contra turno elas deveriam estar sendo atendidas nas salas de recursos multifuncionais, e hoje algumas estão fechadas porque não temos profissionais suficientes. Oferecemos aos professores hora extra para que o serviço seja disponibilizado, mas não podemos obrigar o profissional. Estamos buscando alternativas para resolver essa situação. Queremos e temos o dever de atender essa demanda”, relatou o secretário.
Empenho
Ieda Chaves falou da preocupação do prefeito Hildon Chaves com a educação no Município. Segundo ela, no momento todos os esforços estão voltados para resolver a situação do transporte escolar, que já se encontra em fase de conclusão e nos próximos dias deve estar resolvido. Tem a questão da falta de professores em que a Semed já foi autorizada a contratar emergenciais e a pagar hora extra para atender onde exista defasagem.
Além das obras paralisadas e melhorias na estrutura das ativas que também estão tendo toda a atenção da prefeitura. “São muitas demandas, e juntos com a comunidade vamos encontrar a melhor saída. Sabemos da luta dessas famílias que possuem crianças com deficiência, e é nossa obrigação oferecer o suporte necessário, seja na saúde, educação e até mesmo no lazer. Todos estamos empenhados em solucionar cada dificuldade apontada. Dificuldades essas que não surgiram agora, são antigas, mas que são nossas responsabilidade em resolver como gestores”, destacou Ieda.
Apontamentos
O secretário Marcos Aurélio destacou as alternativas que ele, juntamente com sua equipe técnica, tem buscado para atender essa demanda na educação do município. “Já estamos providenciando um concurso público com vagas específicas para resolver essa questão. Estamos analisando a possibilidade de trabalhar com voluntários remunerados e abrir vagas para estágio. Já trabalhamos com hora extra, porém dependemos do professor aceitar. Não estamos parados diante dessa situação, estamos buscando alternativas e esperamos em breve resolver”, disse.
Vereador
A comissão estava acompanhada pelo vereador Márcio Oliveira, que na última quarta-feira promoveu audiência pública para tratar dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. “Estamos buscando todas as saídas possíveis para fazer com o que o direito dessas crianças seja respeitado. Realizamos audiência para saber das dificuldades em todas as áreas e estamos hoje aqui tratando especificamente da questão da educação”, disse.
Também participaram da reunião Ana Lúcia Camargo e Inez Bezerra do Departamento de Educação Especial, e Edson Nascimento do Departamento de Recursos Humanos da Semed.
Fonte: Semed
Add Comment