Mundo

Presidente da Letônia diz que base permanente da Otan no país é necessária

O país é membro da Otan e faz fronteira com a Rússia; o presidente teme uma invasão e quer se proteger contra qualquer potencial agressão russa

O presidente da Letônia, Egils Levits, enfatizou neste domingo (13) que uma base militar permanente da Otan na país é “absolutamente” necessária para proteger a população contra qualquer potencial agressão russa.

“Absolutamente. A Otan deve fortalecer o flanco oriental da organização. São os países bálticos, como a Polônia, a Romênia. Isso precisa ser um sinal forte para Moscou de que a Otan está pronta para defender os estados membros”, disse Levits a Dana Bash, da CNN, sobre o “Estado da União” e o anúncio do secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, sobre uma base permanente da Otan na Letônia, que protegeria o país.

“Saúdo também as tropas americanas na Polônia e no Báltico, e precisamos da presença de tropas americanas também aqui nesta área”, acrescentou.

“Eles devem defender nosso modo de vida e nossas democracias, e esta é uma questão de confiança do Ocidente. É um teste para o Ocidente, para a liderança americana. E tenho certeza de que a América e o Ocidente como um todo passarão neste teste.”

A Letônia, membro da Otan que faz fronteira com a Rússia, condenou nos últimos dias a invasão não provocada da Ucrânia pelos russos. A guerra fez com que os EUA ajudassem a Letônia a reforçar suas defesas, inclusive enviando centenas de tropas americanas e alguns caças para o país.

FONTE: CNN

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com