Teia Digital

Prêmio de música criado pelo governo de Rondônia é sem futuro – por Silvio Persivo

 Mesmo muito contra minha própria vontade. “Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis têm o mesmo destino” (Voltaire).

PROJETO LIVROS QUE ENCANTAM

Livros que me Encantam é um projeto de extensão da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), coordenado pela professora doutora Andréa Moraes da Costa, do Departamento de Línguas Estrangeiras, que teve início em novembro de 2015 e têm por finalidade o estímulo à leitura não só no âmbito universitário, como também em escolas públicas e na comunidade externa à Universidade. O projeto desenvolve-se sob três vertentes: (1) através de encontros mensais entre acadêmicos da UNIR, que leem e debatem obras literárias; (2) através de visitas mensais a escolas públicas, feitas por acadêmicos da UNIR que realizam atividades dinâmicas com a finalidade de incentivar a leitura entre alunos do ensino fundamental e médio; (3) através de eventos em que convidados especiais apresentam obras literárias à comunidade, em um cenário acolhedor, no intuito de instigar a leitura. A terceira vertente terá sua estreia no dia 23 de junho de 2016, às 19h30, no Teatro I do Sesc Esplanada, com a realização da primeira Noite Literária do Projeto Livros que me Encantam. Na ocasião, os professores Neusa dos Santos Tezzari e Carlos Moreira, convidados da noite, compartilharão um pouco de suas experiências literárias, apresentando, cada um, duas obras que os encantaram em suas respectivas jornadas de leitores.  A programação do evento é voltada para jovens e adultos acima de 10 anos. A entrada será gratuita, contudo, o público está convidado a fazer doações de livros que serão posteriormente destinados a instituições da rede pública de ensino. As senhas poderão ser retiradas no local a partir das 19h.  O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR, do Serviço Social do Comércio Federação do Comércio de Bens (Sesc) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (FECOMÉRCIO – RO).

 1º FESTIVAL DE FOOD TRUCK DE PORTO VELHO

A 5ª Cultural, 1º festival de Food Truck de Porto Velho terá continuidade nesta quinta-feira (16), no Spasso Multieventos, na avenida Rio de Janeiro, reunindo em um único local o melhor da comida de rua servida em Porto Velho. A entrada é franca, mas, pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível  destinado a entidades assistenciais. O evento terá continuidade nas duas próximas quintas (16 e 23), na rua Rio de Janeiro, ao lado do Spasso Multieventos, em Porto Velho, com opções de alimentação e atrações culturais. O festival é uma realização do Instituto Vontade, Ação & Saúde (Ivas). De acordo com um dos realizadores do evento e diretor da Ivas, Fernando Miranda, a ideia é fomentar a cultura da comida de rua através dos food truck “buscando reunir a comunidade em um só local, de forma aprazível, comendo bem, por um preço acessível”. O evento também se preocupa com a questão ecológica e sustentável, pois, todo o lixo é

separado e selecionado e o que não  se aproveita será incinerado.

 SEM FUTURO

O Governo do Estado de Rondônia  criou, via Sejucel, o Edital Zezinho Maranhão de Música, mas, no fim do prazo faltaram interessados. Agora prorrogou as inscrições até o dia 22 de julho. Não vai adiantar muita coisa. A realidade é que o edital não contempla a necessidade dos artistas e grupos que poderiam participar. Basta ver que uma das condições é de que o espetáculo que for montado é obrigado a fazer no mínimo uma apresentação em cada micro região do Estado, ou seja, são cinco apresentações, sendo uma no Cone Sul, outra na Zona da Mata, outra na região Central, Vale do Guaporé e, por fim, Porto Velho. Ora, o edital oferece para tanto R$ 30 mil! Como será possível aos interessados montar o espetáculo, arcar com transporte, alimentação, despesa da montagem do show com tão pouco? E ainda há a exigência de que a entrada seja gratuita! Parece que fizeram somente para mostrar que não existem interessados.

LONGE DO PÚBLICO ALVO

Acontece, principalmente, que são poucos, pouquíssimos mesmos, os artistas locais que vivem da profissão. Em geral vivem de outro emprego do qual não podem se afastar muito. A exigência de uma turnê, pois, é disto que se trata somente se justifica para grupos muito profissionais. Aqui o edital deveria contemplar uma cidade, no máximo, um número mínimo de apresentações, seja onde for. Sejamos claros: não é apenas aqui que os editais oferecem valores como os daqui, baixos. Ocorre que, em geral, somente acabam se destinando a quem já possui um produtor e patrocinadores, ou seja, não incentiva nada. Somente ajuda a manter grupos que já possuem uma estrutura. A questão real é de que não se trata de falta de interesse. É que, de fato, é mais de falta de oportunidade, pois, além de não contemplarem o público que deviam contemplar, ainda acrescentam as dificuldades da burocracia. Parece até que não percebem que ser artista é ser um bocado antiburocracia. É, portanto, uma iniciativa que passa longe do público alvo.

ACESSO AO CIDADE DIGITAL

A Prefeitura de Porto Velho divulgando que o projeto “Cidade Digital” consiste numa rede composta por tecnologia em fibra óptica entre as torres de rádio e os transceptores de rádio wifi de alta performance para atendimento aos órgãos da prefeitura e a população. Para isto, foi instalada uma rede de cabeamento óptico (infovia) de 34 quilômetros de cabos ópticos autossustentados monomodo de 24 fibras. Para poder acessar a Internet em qualquer um dos 21 pontos de acesso da rede é preciso antes se cadastrar no site do projeto cidadedigital.portovelho.ro.gov.br/). Não existe nenhum tipo de restrição para usar a internet livre. Qualquer pessoa, no município, pode se conectar à rede Cidade Digital bastando que informe um documento de identificação válido.

 EXPORTAÇÃO DE MADEIRA

Anunciado que a empresa rondoniense BDX Florestas iniciou suas atividades de exportação de madeiras, no projeto piloto no Porto Público de Porto Velho, enviando 630m3, em sua primeira remessa, para Ho Chi Min e Qui Nho´n, no Vietnã.

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress