Em área particular, o trabalho é de responsabilidade dos munícipes
A arborização da cidade é um benefício à qualidade de vida das pessoas. Mas a existência de árvores exigem cuidados, pois há o crescimento de galhos e podem surgir transtornos, principalmente no período das chuvas. Para evitar prejuízos, a Prefeitura de Porto Velho realiza o serviço de poda, extirpação ou recolhimento de árvores isoladas em vias ou áreas públicas da cidade.
Servidores da Sema realizam retirada de árvore que caiu em via públicaEm área particular, o trabalho é de responsabilidade dos munícipes, ficando à Sema a responsabilidade de emitir a autorização.
Na quinta-feira (11), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) atendeu solicitação dos moradores do bairro Pedrinhas, de uma árvore em área pública que havia caído. Prontamente, a equipe foi ao local para retirar a árvore e garantir segurança dos transeuntes.
De acordo com o titular da pasta, Alexandro Miranda Pincer, esse tipo de trabalho faz parte da ação contínua da Secretaria, que por conta do inverno amazônico, com fortes chuvas, há a necessidade de intensificar o serviço, bem como a sua divulgação.
Alexandro Miranda Pincer, secretário da Sema
“A equipe da Sema realiza um trabalho preventivo nas ruas. O corte ou poda de árvores em locais públicos, como avenidas, ruas, praças e parques, é de competência da Prefeitura. Caso um morador perceba que uma árvore gera transtornos à sua residência, pode nos procurar e fazer a solicitação da autorização para o serviço de poda, garantidas por lei, que são munidas das orientações e responsabilidades para o munícipe e para quem vai executar o serviço”, informou o secretário.
Pincer reiterou que, após o pedido particular da liberação, os técnicos de vistoria da Secretaria fazem uma avaliação, e autorizam ou não a erradicação ou poda, sendo que o serviço de corte e/ou poda e o recolhimento são de responsabilidade do morador. “Uma questão importante é que, se os galhos da árvore estiverem em contato com a rede elétrica (linha viva de energia), o contato deve ser feito imediatamente com a empresa Energisa”.
AUTORIZAÇÃO
A autorização é paga, sendo R$ 16,02 para poda e R$ 20,03 para erradicação, mais a taxa de expediente. A autorização deve ser solicitada diretamente ao Departamento de Proteção e Conservação Ambiental (DPCA) da Sema, através do e-mail [email protected]. Já o requerimento ambiental e outras informações estão disponíveis neste link aqui.
Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelo (69) 98473-3320.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment