Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (69) 98423-4092
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências negativas das queimadas urbanas e rurais, a Prefeitura promoveu, nesta semana, pit stops nas zonas Sul e Leste de Porto Velho. A ação foi executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas (DGPA), Joana Aurélia explica que a campanha foca nos riscos para a saúde das pessoas durante o período de estiagem.
“Só vamos diminuir as queimadas quando pensarmos no coletivo e fazermos a nossa parte, independente do vizinho estar ou não fazendo a parte dele. Temos que dar exemplo separando o lixo e não o queimando, e deixar o terreno limpo sem a necessidade de empregar o uso do fogo”, disse.
Durante o evento, folders explicativos contendo orientações e canais de denúncia foram distribuídos à população.
População é conscientizada sobre as consequências negativas das queimadasO secretário da Sema, Alexandro Miranda, acrescenta que a conscientização e a participação da população são de suma importância, tendo em vista que as queimadas trazem problemas respiratórios, agravando, ainda mais, a saúde da população.
DENÚNCIAS
O diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Diego Pereira dos Santos, informa que o valor da multa é aplicado aos infratores, dependendo do que for constatado, variando de 1 a 100.000 Unidades Padrão Fiscal do Município (UPF), sendo que cada unidade equivale a R$ 88,66.
“Estamos atendendo todas as denúncias recebidas, mas é sempre bom lembrar que a autuação contra a queimada não necessita de pegar o infrator em flagrante. O fiscal poderá autuar constatando os vestígios do ato”, explicou o diretor.
O trabalho de fiscalização contra as queimadas acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos finais de semana as ações acontecem das 13h às 19h. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (69) 98423-4092 ou através do e-mail [email protected]. Quando necessária a intervenção para apagar chamas, o munícipe deve ligar para o 193.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment