Após forte chuva no fim de semana, prefeito Léo Moraes reforça medidas preventivas.
Após o intenso volume de chuvas registrado no último sábado (3), que alcançou 125 milímetros em menos de 24 horas, o equivalente a 42% do total esperado para fevereiro, a Prefeitura de Porto Velho intensificou as ações emergenciais para conter os alagamentos e minimizar os impactos à população. O prefeito Léo Moraes reuniu secretários municipais na sede da Secretaria Municipal de Obras (Semob) para avaliar os danos e traçar novas estratégias para enfrentar o problema.
A forte chuva impactou diversas regiões da cidade, principalmente nos bairros Três Marias, Lagoinha, Agenor de Carvalho, Nova Porto Velho, Tancredo Neves, JK, Escola de Polícia e Tiradentes. As áreas próximas aos canais do Tancredo e dos Tanques registraram os maiores transtornos, com ruas alagadas e dificuldade de escoamento da água.
Para acelerar o trabalho de drenagem e limpeza, a Prefeitura adotou uma série de medidas emergenciais:
– Aumento da frota de hidrojatos de 2 para 4 unidades para desobstrução de bueiros
– Ampliação das equipes de limpeza, com mais reeducandos atuando na remoção de entulhos
– Reforço na instalação de ecobueiros para melhorar o escoamento da água da chuva
– Mutirões noturnos para limpeza e manutenção das áreas mais afetadas
– Aceleração do corte da vegetação nos canais, com 20 novas roçadeiras operando na cidade
Além disso, pontos críticos como as ruas Antônio Violão e Amador dos Reis foram identificados para intervenção imediata, a fim de evitar novos alagamentos.
Plano estruturante
O prefeito Léo Moraes destacou que, apesar das medidas emergenciais, o problema dos alagamentos é estrutural e exige soluções definitivas. Ele lembrou que já há um Grupo de Trabalho (GT) dedicado à recuperação do Igarapé do Tancredo, um dos pontos mais críticos, e que a administração municipal segue avançando no planejamento para resolver os desafios da drenagem urbana.
“Estamos implementando soluções urgentes e duradouras para garantir a segurança da população. Mas essa é uma questão que se arrasta há anos e precisa de um esforço conjunto. Além das ações da Prefeitura, a colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos das chuvas”, afirmou o prefeito.
A Operação Cidade Limpa, que envolve diversas secretarias, também segue reforçada, com reparos em máquinas, ampliação de equipes e investimento em novos recursos para agilizar os trabalhos.
Por fim, Léo Moraes reforçou o pedido de colaboração da população no descarte correto de resíduos para evitar entupimentos e agravamento da situação. “Estamos fazendo nossa parte, mas precisamos do apoio de todos para superar esse momento. O compromisso da Prefeitura é minimizar os impactos e buscar soluções definitivas para a drenagem da cidade”, finalizou.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM – SMC PREFEITURA MUNICIPAL DA CAPITAL
Add Comment